Espen Lind

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde agosto de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Espen Lind
Espen Lind 2.jpg
Informação geral
Nascimento 13 de Maio de 1971
Origem Tromsø
País  Noruega
Gênero(s) Pop
Rock
Instrumento(s) Vocal
violão
piano
Período em atividade 1995 - presente
Gravadora(s) Universal Music
Afiliação(ões) Lind, Nilsen, Fuentes, Holm
Página oficial www.espenlind.no

Espen Lind (Oslo, 13 de Maio de 1971) é um cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical norueguês. Atualmente, ele é considerado um dos principais nomes da música nórdica, tendo vendido mais de 40 milhões de cópias na Escadinávia, restante da Europa e Ásia.

Lind é conhecido internacionalmente pelo hit "When Susannah Cries" de 1997, além de já ter composto para diversos artistas como Beyoncé, Chris Brown, Leona Lewis, Jessica Simpson, Ne-Yo, Elliott Yamin, Jordin Sparks e o "Take That" Mark Owen.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lind cresceu em Tromsø, cidade da costa norueguesa. Ele é o mais velho de cinco irmãos, tendo duas irmãs e outros dois irmãos.

Aos 5 anos, Espen começou a estudar música, tendo aprendido aos 7 anos a tocar piano e aos 9 anos a tocar violão. Ele escreveu sua primeira música ao 11 anos, e aos 14 já fazia parte de uma banda local[1].

Anos 1990[editar | editar código-fonte]

Em 1993, ele foi para Los Angeles, nos Estados Unidos, para tentar a carreira profissional de cantor. Após ser rejeitado por diversas gravadoras, ele retornou um ano mais tarde à Noruega, sem nenhum êxito. No entanto, com a ajuda de seus parentes conseguiu montar um estúdio em casa, onde começou a gravar suas primeiras canções.

Seu primeiro trabalho Mmm... Prepare to be Swayed foi lançado em 1995 com o nome artístico de Sway. Após o relativo êxito deste disco na Noruega, onde vendeu cerca de 5 mil cópias, Lind foi contratado pela Universal Music e lançou o álbum Red em 1997.

O primeiro single deste CD foi a música "Baby You're So Cool". No entanto, foi com a canção "When Susannah Cries" que Espen Lind emplacou na parada norueguesa e, posteriormente, nas paradas de todo o mundo, em 1998.

O álbum foi mixado em Los Angeles pelo produtor Bob Rosa, que trabalhou com grandes nomes da música pop como Michael Jackson, Mariah Carey e Madonna. O CD vendeu cerca de 100 mil cópias na Noruega e 500 mil em todo o mundo.

No final de 1998, Espen se apresentou no Concerto Anual do Prêmio Nobel, em Oslo.

Anos 2000[editar | editar código-fonte]

Em 2000, Lind lançou o álbum This Is Pop Music, contendo o single "Black Sunday". Apesar do relativo sucesso deste e dos singles "Life Is Good" e "Where The Lost Ones Go", dueto com a cantora Sissel, o disco não chegou a repetir o sucesso de vendas do seu antecessor.

Entre 2001 e 2004, Espen compôs e produziu músicas para diversos artistas noruegueses e internacionais. No final de 2004, ele retomou a carreira de cantor com o single "Unloved". A música permaneceu por 6 semanas consecutivas no topo da parada nórdica e marcou seu retorno com o álbum April, lançado no começo de 2005. Ainda neste mesmo ano, Espen e a cantora Lene Marlin escreveram a música "Venn" em ajuda às vítimas do tsunami na Ásia.

No ano de 2006, Lind esteve em turnê pelo seu país com os cantores Kurt Nilsen, Alejandro Fuentes e Askil Holm. Desta parceria saiu o CD e DVD Hallelujah Live, que atingiu o topo de vendas na Noruega[2]. Espen também compôs a música "Irreplaceable" da cantora norte-americana Beyoncé, o single mais vendido do ano nos Estados Unidos.

O sexto trabalho do cantor saiu em Junho de 2008, intitulado Army of One. O primeiro single deste disco "Scared of Heights" foi lançado nas rádios norueguesas em 25 de Abril e chegou ao topo da parada nórdica. Entre Outubro e Novembro de 2008, Espen fez sua primeira turnê solo pela Noruega desde 1995. No ano seguinte, cantor recebeu o prêmio de Artista do Ano no Spellemannsprisen, o Grammy norueguês.

Em Março de 2009, foi anunciado o lançamento do álbum Hallelujah Live Vol. 2 e da nova turnê do cantor com Nilsen, Fuentes e Holm. O primeiro single deste trabalho foi um cover da canção "With or Without You" do U2, que garantiu o mais um hit #1 do cantor na parada norueguesa.

Produtor[editar | editar código-fonte]

Espen obteve um considerável sucesso produzindo e compondo para outros artistas, mais notadamente como co-autor dos hits "Irreplaceable" de Beyoncé e "With You" de Chris Brown. Em ambas canções ele também atuou como músico, tocando guitarra.

Junto com o produtor Amund Bjørklund, Espen abriu o estúdio Espionage em Oslo e Nova Iorque, onde já fizeram músicas para artistas como Jessica Simpson, Ne-Yo, Elliott Yamin, Jordin Sparks e o "Take That" Mark Owen, além de produzirem diversas bandas e cantores noruegueses.

Anos 2010[editar | editar código-fonte]

Em 2010, outra composição de Espen atingiu as primeiras posições da Billboard Hot 100, a canção "Hey, Soul Sister", feita para a banda Train. No mesmo ano, canções dele entraram no álbum de estreia do cantor Lee DeWyze, vencedor do programa American Idol.

Em 2011, Espen compôs uma das músicas do novo álbum da banda Selena Gomez & The Scene, a faixa "Middle of Nowhere". Em 2012, o artista produziu o décimo álbum da banda folk norueguesa Vamp, intitulado Liten fuggel, que chegou ao primeiro lugar na parada musical do seu país[3].

Em 2013, Lind produziu o novo álbum da cantora norueguesa Lene Marlin. Entre 2014 e 2016, ele esteve como jurado na versão norueguesa do programa de televisão The Voice. Ainda em 2016, o cantor esteve trabalhando em novos álbuns de outros artistas nórdicos, e abriu um novo estúdio da produtora Espionage, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Lind também participou como jurado na versão norueguesa do programa The Stream.

Em outubro de 2018, Espen saiu em uma turnê com a cantora norueguesa Ingebjørg Bratland, como parte de um projeto de novos arranjos, compostos por ele, para antigos hinos noruegueses. As apresentações ocorreram em igrejas e catedrais na Noruega, com a participação de outros músicos[4]. Paralelamente, o single do dueto da música "Nærmere deg, min Gud" foi lançado digitalmente. No mês de dezembro, foi confirmado que a turnê se estenderá pelos meses de fevereiro a abril de 2019[5].

Discografia[editar | editar código-fonte]

Para mais informações, ver anexo:Discografia de Espen Lind.

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Principais Compactos[editar | editar código-fonte]

Outras Composições[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]