Exposição Agropecuária de Marabá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Expoama)
Ir para: navegação, pesquisa

A Exposição Agropecuária de Marabá ou Expoama é uma feira de exposições realizada anualmente nos meses de junho e julho, na cidade de Marabá, estado de Pará. A Feira tem contornos e plataformas diversas, entre elas as de evento e exposição de negócios, festival de música e entretenimento, e a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro.

O evento é promovido pelo Sindicato do Produtores Rurais e pelo Sindicato da Indústria, Comércio e Turismo e visa o setor produtivo regional.[1] A Exposição acontece no Parque de Exposições de Marabá e tem início sempre na primeira semana de julho. É um dos eventos mais prestigiados da cidade com atrações artísticas diversas nos festivais musicais, como cantores de música sertaneja, bandas de axé, reggae, rap, forró e de pop rock. É um evento principalmente de negócios e de divulgação do trabalho de empresas dos mais diversos segmentos da região sudeste do Pará.

História[editar | editar código-fonte]

Em 15 de julho de 1951, vários extratores de Castanha-do-pará, criaram uma Associação da Classe dos Castanheiros, que posteriormente passou a ser o Sindicato dos Castanheiros do Pará ,com sede em Marabá, que foi reconhecido oficialmente com a expedição da carta Sindical em 8 de outubro de 1965, tendo como seu primeiro presidente Plínio Pinheiro. Em 1987, foi feita uma alteração estatutária e a entidade passou a se chamar Sindicato Rural de Marabá. Posteriormente no ano de 1996 foi adotado o nome de Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá (PRORURAL), sendo que somente em 1998, foi reconhecido oficialmente o nome que permanece até hoje.

O primeiro Parque de Exposições Agropecuárias de Marabá, foi construído no Km 02 da Rodovia Transamazônica, no distrito urbano da Nova Marabá, onde foram realizadas exposições e feiras agropecuárias, no período de julho de 1976 até julho de 1984. Durante um longo período não foi realizado exposições e feiras, até que em 1998, foi conseguida uma área no Distrito Industrial de Marabá, sendo construído ali o atual Parque de Exposições Agropecuárias de Marabá, no Km 10 da Rodovia BR-155. A inauguração aconteceu no dia 26 de junho de 1999 com a I Grande Cavalgada e a XII Exposição Agropecuária. Desde então a exposição ganhou grande notoriedade no cenário nacional, tanto pelo porte do evento, quanto pela qualidade dos produtos expostos.[2]

Exposição[editar | editar código-fonte]

Semanas antes de sua abertura, as maiores fazendas e estabelecimentos comerciais organizam equipes para uma cavalgada que se inicia logo ao raiar do dia e acaba sendo uma abertura simbólica dessa grande festa. A cada ano novos investidores apresentam seus produtos e serviços durante a exposição. A Expoama já ganhou notoriedade em todo o Brasil ao mostrar as excepcionais condições que a maior cidade do sul e sudeste do Pará oferece para implantação de novos negócios. Assim como a possibilidade de investimentos no agronegócio, o foco principal.[3]

A estrutura mantém um dos melhores tatersais para leilões e exposições do país e oferece também áreas especificamente reservadas para expositores. Traz como atrações, exposições de maquinários, stands, animais, tecnologia de produção e rodeios profissionais, festivais musicais e artísticos, parque de diversões, gastronomia, cavalgada, leilões de gado, concursos leiteiros, e mostras culturais. .[4]

Referências

  1. Sindicato RuralHistória do sindicato dos produtores rurais. Imprensa Expoama (julho de 2010). Página visitada em 27 de setembro de 2010.
  2. Sindicato dos Produtores RuraisHistória da exposição. Imprensa Expoama (julho de 2010). Página visitada em 8 de outubro de 2010.
  3. Diário do Pará Online Expoama: abertura de rodeios atrai autoridades. Diário do Pará (31 de abril de 2009). Página visitada em 10 de julho de 2010.
  4. Turismo Conheça nossa cidade. Prefeitura Municipal de Marabá (31 de abril de 2009). Página visitada em 13 de maio de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]