Fátima Bernardes: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Ariel C.M.K. (discussão | contribs)
Desfeita a edição 28745222 de 177.34.254.251
Linha 30: Linha 30:


== Biografia ==
== Biografia ==
Nascida no bairro carioca do [[Vaz Lobo]], mas sua família logo mudou-se para o [[Méier]]. Com sete anos começou a cursar [[balé]] mas depois optou por cursar [[jornalismo]] na [[Universidade Federal do Rio de Janeiro]] (UFRJ), a fim de ser crítica de dança. Até então nunca havia pensado em trabalhar na televisão.
Nascida no bairro janeiropolitano do [[Vaz Lobo]], mas sua família logo mudou-se para o [[Méier]]. Com sete anos começou a cursar [[balé]] mas depois optou por cursar [[jornalismo]] na [[Universidade Federal do Rio de Janeiro]] (UFRJ), a fim de ser crítica de dança. Até então nunca havia pensado em trabalhar na televisão.


Em [[1983]], começou a trabalhar no [[jornal]] ''[[O Globo]]'' como repórter de um caderno regional. Teve um começo bastante incomum, a julgar por ter sido contratada para substituir uma [[repórter]] que havia quebrado o pé.
Em [[1983]], começou a trabalhar no [[jornal]] ''[[O Globo]]'' como repórter de um caderno regional. Teve um começo bastante incomum, a julgar por ter sido contratada para substituir uma [[repórter]] que havia quebrado o pé.

Revisão das 19h53min de 15 de fevereiro de 2012

Fátima Bernardes
Nome completo Fátima Gomes Bernardes
Nascimento 17 de setembro de 1962 (61 anos)
Rio de Janeiro, RJ
 Brasil
Nacionalidade Brasil brasileiro
Ocupação Jornalista e apresentadora de televisão
Cônjuge William Bonner (desde 1990)
Atividade 1985 - presente
Trabalhos notáveis O Globo
Fantástico, Jornal da Globo, Jornal Nacional(Rede Globo)

Fátima Gomes Bernardes Bonemer (Rio de Janeiro, 17 de setembro de 1962) é uma jornalista brasileira.

Biografia

Nascida no bairro janeiropolitano do Vaz Lobo, mas sua família logo mudou-se para o Méier. Com sete anos começou a cursar balé mas depois optou por cursar jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a fim de ser crítica de dança. Até então nunca havia pensado em trabalhar na televisão.

Em 1983, começou a trabalhar no jornal O Globo como repórter de um caderno regional. Teve um começo bastante incomum, a julgar por ter sido contratada para substituir uma repórter que havia quebrado o pé.

Em fevereiro de 1987 entrou para a Rede Globo de televisão após ser aprovada em um curso de telejornalismo da emissora. Meses depois passou também a apresentar o extinto RJTV 3ª edição.

Em maio de 1989, assumiu a apresentação do Jornal da Globo ao lado de Eliakim Araújo e em julho de 1989, passou a apresentar o JG em dupla com William Bonner, seu marido a partir de 1990.

Em 1993, começou a apresentar a revista eletrônica Fantástico ao lado de Celso Freitas e Sandra Annenberg.

Em 1º de abril de 1996 assumiu a apresentação e edição do Jornal Hoje, voltando ao Fantástico em 1997, formando dupla com Pedro Bial.

Em 21 de outubro de 1997, deu à luz os trigêmeos Vinícius, Laura e Beatriz, e pouco tempo depois (30 de março de 1998) se tornou âncora do Jornal Nacional, o principal telejornal da emissora ao lado do marido William Bonner, cargo que ocupou até 05 de dezembro de 2011. Neste cargo, destacou-se entre outras coisas por ser a enviada especial da Rede Globo para a Copa do Mundo de Futebol (quatro no total).

Fátima Bernardes também é recordista do prêmio cedido pelo programa Domingão do Faustão "Os melhores do ano" garantindo quatro estatuetas no decorrer dos anos de 2004 a 2007.

Em 1º de dezembro de 2011, a Rede Globo anunciou em uma coletiva de imprensa mudanças na apresentação do Jornal Nacional. Após quase 14 anos, Fátima Bernardes deixou a bancada do telejornal em 05 de dezembro de 2011 para, segundo palavras dela, realizar um novo sonho: fazer um programa que já tem seu formato definido e que entrará na grade da Rede Globo em 2012. Quem entrou no JN para dividir a apresentação com William Bonner foi Patrícia Poeta que estava há cinco anos no Fantástico.

Carreira

Televisão

Ligações externas

Precedido por
Liliana Rodrigues
Apresentação do RJTV - Terceira Edição
1987 - 1989
Sucedido por
Patricia Poeta
Precedido por
Leila Cordeiro
Apresentação do Jornal da Globo
1989 - 1993
Sucedido por
Lilian Wite Fibe
Precedido por
Cristina Ranzolin
Apresentação do Jornal Hoje
1996 - 1997
Sucedido por
Mônica Waldvogel
Precedido por
Lilian Wite Fibe
Apresentação do Jornal Nacional
1998 - 2011
Sucedido por
Patrícia Poeta
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.