Saltar para o conteúdo

Farol de Santa Marta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para um farol português, veja Farol de Santa Marta (Cascais).
Farol de Santa Marta
Mapa
Número nacional
3956
Localização
Coordenadas
Banhado por
Localização
Localização
Altitude
74 m
História
Período de construção
1891 (133 anos)
Inauguração
11 de junho de 1891 (133 anos)
Arquitetura
Altura
29
Altura focal
74 m
Equipamento
Ótica
Alcance luz
R 39 W 46 milhas náuticas
Luz característica
Identificadores
internacional
G-0600
№ da ARLHS
BRA-032
№ da NGA
18920[1]

Farol de Santa Marta é um farol localizado no cabo de mesmo nome, em Laguna, no estado de Santa Catarina, Brasil.[2] A estrutura é uma torre quadrada, em pedra, que possui lanterna e galeria. Suas paredes possuem 2 metros de espessura.[2] O farol eleva-se em meio a um grupo de casas térreas de faroleiros e outros edifícios.

Além de ser localizado no ponto mais oriental da região, desde o século XIX o farol serviu para guiar as embarcações para longe da famosa Pedra (ou Parcel) do Campo Bom. Apesar disso, alguns naufrágios chegaram a ocorrer.

Características

No topo de um morro, num pequeno promontório, a 45 metros acima do nível do mar, está localizado o Farol, a maior atração local. Com 29 metros de altura, é um dos mais potentes do Brasil em alcance e serve como guia para os navios que se aproximam do Cabo. No período noturno, a iluminação do Farol chama a atenção.

O seu alcance é de quarenta e seis milhas náuticas (oitenta e cinco quilômetros).

Hiper-radiante de Fresnel

Lente do farol.

Possui uma lente ótica hiper-radiante de Fresnel de 1 330 mm de distancia focal, do construtor francês Barbier & Bénard, a única no Brasil e uma das poucas ainda em funcionamento em todo o mundo. No Brasil existem ainda outras duas óticas deste tipo, mas de ordem inferior, meso-radiantes, de 1 125 mm de distância focal, no Farol de Abrolhos, estado da Bahia, e no Farol da Ilha Rasa, no Rio de Janeiro. Essas duas lentes são as únicas meso-radiais construídas no mundo, que se tenha conhecimento. São maiores que as lentes de 1ª Ordem (920 mm), mas menores que as Hiper-radiantes (1 330 mm).[3]

Balizamento aeronáutico

O Farol de Santa Marta possui um radiofarol não direcional (NDB) para balizamento aeronáutico. Com a frequência de 310 kHz e identificada com a sigla SW (Cabo de Santa Marta) nas cartas aeronáuticas. Faz o balizamento da aerovia W14 ligando as Áreas de Controle Terminal (TMA) de Porto Alegre (POA) e de Florianópolis (FLN).

História

Projetado pelos franceses Barbier Bernard e Turenne, e inaugurado em 11 de junho de 1891, foi erguido com pedra, areia, barro e óleo de baleia.

Atrações

Localizado no município de Laguna, o Cabo de Santa Marta é uma das praias com melhor visual de Santa Catarina. Os turistas costumam apreciar a beleza na areia da Prainha, tranquila e muito freqüentada por surfistas.

Além do Farol e a Capela localizado ao seu lado, próximo a Prainha existem enormes sambaquis, sítios arqueológicos onde as populações pré-históricas usavam como depósito de resíduos. As outras praias do Cabo de Santa Marta são a de Cardoso, a Cigana e a Praia Grande. Na Cigana, pode-se praticar sand board nas dunas. Todas são indicadas para banho e surfe.

Saindo do Farol para o centro de Laguna, encontra-se dois museus em homenagem a uma grande personalidade da cidade, Anita Garibaldi. Um dos museus, que era sua casa, conta a história da brava Anita na Guerra dos Farrapos e também na Itália.

Surfe

O Cabo de Santa Marta possui 11 praias em que o surf é praticado, como segue: Cigana - Direitas e esquerdas perfeitas com fundo de areia; Cardoso - Direitas e esquerdas quilométricas, famoso por suas ondas nos grandes swells; Praia do Meio - Pequena praia no coração do Farol de Santa Marta, muito badalada entre os surfistas nativos; Santa Marta Grande - No lado sul é chamada de Mocó, onde rolam as direitas com vento sul, ao norte é chamada de Santa Marta, onde rolam ondas com vento nordeste, e situa-se ao lado do Morro da Galheta; Praia da Galheta - Direitas e esquerdas perfeitas para ondulação de até 2,0 metros; Ipuã - Praia onde as ondas rolam com vento nordeste, possui uma laje de pedra submersa que favorece a qualidade desta onda; Praia da Teresa - Pequena praia com costão de pedra nos dois lados onde as direitas rolam sem fim nos dias bons; Siriú - Praia menor que a da Teresa e situada entre esta e a Praia do Gravatá, é pouco procurada pelos surfistas; Gravatá - Praia onde só se chega após 30 minutos de caminhada entre a vegetação nativa e as dunas, é pequena com fundo de areia e costão de pedra onde quebram as ondas com vento nordeste; Prainha - Do lado direito dos Molhes de Laguna está situada a última praia surfável no Cabo de Santa Marta, é bem pequena e as ondas quebram junto aos molhes, mas com as obras de ampliação do mesmo esta onda perdeu sua qualidade.

Boemia

A noite do Farol de Santa Marta já foi agitada, com bares e grande movimentação em meio a estrada geral. etc. Nos dias atuais (2014-2015) a comunidade está mais organizada e direcionando os atrativos noturnos para algo mais calmo, familiar e espiritual. Há opções de restaurantes, pizzarias e uma balada Roots, ao som de reggae.

Informações

  • Acesso: Laguna está há 118 km de Florianópolis. O acesso é pela rodovia BR-101, até o trevo de Laguna. Pode-se chegar até ao farol, distante 17 km do centro de Laguna,[4] através do Canal da Barra, uma travessia de balsa de mil metros, que funciona 24h por dia, e depois pela rodovial estadual SC-100.[5]
  • Dinheiro: No local não há banco, portanto vá preparado com dinheiro ou utilize os caixas eletrônicos no centro de Laguna.
  • Aberto ao público: o acesso ao farol é livre.
  • Outras designações: Farol do Cabo de Santa Marta
  • Estação DGPS

Referências

  1. (em inglês)«List of Lights». NGA - National Geospatial-Intelligence Agency. 2009. Consultado em 16 de novembro de 2009 
  2. a b «O Farol de Santa Marta». Capitania dos Portos de Santa Catarina. Consultado em 10 de dezembro de 2014 
  3. (em inglês)«Hyper-Radial Lenses». World Lighthouse Society. 2001. Consultado em 16 de novembro de 2009 
  4. BRASIL. «Pontos turísticos». Prefeitura de Laguna. Consultado em 10 de dezembro de 2014 
  5. BRASIL. Governo de Santa Catarina (13 de agosto de 2013). «Pavimentação do acesso ao Farol de Santa Marta começará em setembro». Transportes e Estradas. Consultado em 10 de dezembro de 2014 

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons