Saltar para o conteúdo

Filosofia judaica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Filosofia judaica é a conjunção de estudos de filosofia e teologia judaica. É uma história do pensamento judeu e não significa, necessariamente, filosofia no sentido grego antigo. Principia com a consolidação do judaísmo e chega até a idade contemporânea.

A página de título Guia dos Perplexos de Maimônides.

Moisés Maimônides (em hebraico, Moshe ben Maimon) (Córdoba, 30 de março de 1135Egito, 13 de dezembro de 1204) foi um filósofo, religioso, codificador rabínico e médico. Maimônides escreveu dez trabalhos de medicina em árabe e vários trabalhos de teor religioso, onde reflete sua visão filosófica sobre o judaísmo.

Escreveu a obra Guia dos Perplexos fundado na Torá. Este livro concilia o judaísmo com o uso da razão. Como diversos judeus entusiasmados com a filosofia árabe-aristotélica desprezavam os conhecimentos bíblicos, Maimônides criou esta obra como princípio teológico, metafísico e moral.

Idade Moderna

[editar | editar código-fonte]

Uriel da Costa

[editar | editar código-fonte]

Baruch Espinoza

[editar | editar código-fonte]

Moisés Mendelssohn

[editar | editar código-fonte]

Moisés Mendelssohn (Dessau, 6 de setembro de 1729Berlim, 4 de janeiro de 1786) foi um filósofo e rabino judeu alemão, considerado o precursor da Haskalá, ou seja, da Renascença Judaica na Europa. Foi uma figura de referência do judaísmo do século XVIII, sendo associado ao Iluminismo. Mendelssohn é considerado o pai do judaísmo reformista.

Idade Contemporânea

[editar | editar código-fonte]

Martin Buber (Viena, 8 de Fevereiro de 1878 - Jerusalém, 13 de Junho de 1965) era filósofo, escritor e pedagogo, judeu de origem austríaca, e de inspiração sionista. Teve educação poliglota: em casa, aprendeu ídiche e alemão; na escola, hebraico, francês e polonês. Sua formação universitária se deu em Viena.

Yeshayahu Leibowitz

[editar | editar código-fonte]

Yeshayahu Leibowitz (em hebraico: ישעיהו ליבוביץ‎, Riga, 18 de Agosto de 1903Jerusalém, 29 de Janeiro de 1994), foi um filósofo e cientista israelita, famoso pelas suas opiniões diretas, e muitas vezes controversas, sobre judaísmo, ética, religião e a política e sociedade de Israel.

Pinchas Lapide

[editar | editar código-fonte]

Pinchas Lapide (28 de novembro de 1922 - 23 de outubro de 1997) foi um teólogo e escritor judeu e historiador. Foi diplomata israelense de 1951 a 1969 e, neste período, cônsul em Milão. Teve relevante papel no reconhecimento internacional do Estado de Israel. Publicou perto de 35 obras.

Joseph Agassi

[editar | editar código-fonte]

Joseph Agassi (Jerusalém, 7 de Maio de 1927) é um académico israelita com contribuições em lógica, método científico e em filosofia em geral. Foi professor de filosofia na London School of Economics, na Universidade de Hong Kong, na Universidade de Illinois e na Universidade de Boston, antes de ir para Toronto e Tel-Aviv. Vive atualmente em Herzliya, em Israel.

Busto de Maimônides, um dos principais nomes da filosofia judaica
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Filosofia judaica
  • Guttmann, Julius (1964). Philosophies of Judaism - The History of Jewish Philosophy from Biblical Times to Franz Rosenzweig (em inglês). [S.l.: s.n.] 
  • Leaman, Oliver (2006). Jewish thought: an introduction (em inglês). [S.l.]: Routledge 
  • Morgan, Michael L.; Gordon, Peter Eli, eds. (2007). The Cambridge Companion to Modern Jewish Philosophy (em inglês). [S.l.]: Cambridge University Press 
Ícone de esboço Este artigo sobre judaísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.