Gerrit Dou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gerrit Dou
Gerrit Dou
Önarckép
Nascimento 7 de abril de 1613
Leida
Morte 9 de fevereiro de 1675 (61 anos)
Leida
Sepultamento Pieterskerk
Cidadania Países Baixos
Progenitores
  • Douwe Jansz.
  • Marijtje Jansdr. van Rosenburg
Ocupação pintor, artista visual
Obras destacadas A jovem mãe, Jovem segurando uma lamparina, Homem fumando cachimbo, The Dropsical Woman
Movimento estético pintura do Século de Ouro dos Países Baixos, Fijnschilders

Gerrit Dou ou Gerard Dou (Leiden, 7 de abril de 1613 - Leiden, 9 de fevereiro de 1675) foi um pintor e gravador dos Países Baixos.[1]

Teve uma infância sem quaisquer necessidades financeiras, tendo mesmo aprendido o seu futuro ofício, pintor, com o próprio pai. Após esta aprendizagem, Dou tornou-se num dos mais distintos vitralistas e pintores de vidrarias de Leiden. Aperfeiçoou a sua técnica no grupo de pintores de vidro da cidade.

É possível que, com 15 anos, tenha ingressado no atelier de Rembrandt, onde terá estudado seis anos. Porém, após este período e a saída do atelier fez com que o interesse e influência de Rembrandt minguasse, mas não desaparecesse, mesmo assim.

Continuou a pintar, desta feita sozinho, em madeira, em pequena escala. Mesmo assim, adaptou uma refinada e belíssima técnica de aplicação da cor característica de muitos pintores, dos grandes nomes da pintura.

Pintava principalmente naturezas-mortas e objectos de uso doméstico, ricos, interessantemente, em pormenores e pequenos detalhes, que proporcionam uma paleta de cores muito variada e chamativa.

São ainda frequentemente encontradas obras suas, retratos de santos ou representações bíblicas. Foi este o artista que fundou o conhecido grupo de pintores de Leiden.

Ofuscando perfeição e brilho, Gerrit Dou foi convidado por muitos patronos reais e grandes nobres e aristocratas, como Carlos II de Inglaterra, para se transladar para as suas cortes ou visitar os seus países, para que os pintassem.

Referências

  1. «Gerrit Dou». Encyclopædia Britannica. 3 de abril de 2019. Consultado em 2 de setembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Gerrit Dou