Heliodoro de Alexandria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Heliodoro de Alexandria, (ou (em grego) - Ἡλιόδωρος ὁ Ἀλεξάνδρεῖος), foi um filósofo neoplatônico, representante da escola de Alexandria, que viveu no século V. Ele era filho de Aedesia e Hérmias e irmão de Amônio de Hérmias, escolarca da escola de Alexandria.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O pai de ambos, Heliodoro e Amônio, Hérmias, morreu deixando-os ainda muito jovens, e sua mãe, Aedesia, foi quem educou a ambos até que atingissem uma idade que permitisse que ambos pudessem frequentar uma escola de filosofia. Quando chegaram à idade adulta, Aedesia acompanhou os filhos até Atenas, de onde ela era proveniente e, lá estando, ambos foram educados na filosofia por Proclo, escolarca da escola de Atenas. Posteriormente, por volta de 475, voltaram para Alexandria, onde ambos tornaram professores de filosofia, Amônio foi lecionar Filologia e depois tornou-se diretor da escola, Heliodoro lecionou Filosofia.

Damáscio, o Ateniense, que foi aluno de Heliodoro, descreve-o como menos dotado que o irmão mais velho, e mais superficial em seu caráter e estudos.

Heliodoro não deve ser confundido com o autor de um comentário sobre a Astrologia de Paulus Alexandrinus que foi escrito depois de 564 e que é atribuído a Heliodoro.

Notas

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Jones, A., Martindale, J., Morris, J., (1992), A Prosopography do Império Romano Tardio, página 532. Cambridge University Press.
  • Uzdavinys, A., A Cadeia de Ouro: Uma Antologia de Pitágoras e a filosofia platônica. Mundial de Sabedoria, Inc., 2004.
  • Losev, AF História da estética antigos. Volume VIII. Os resultados do desenvolvimento milenar. - M.: Artes, 1992. Volume VII. - M.: Artes, 1988.
  • Gerson, LP, 2010. A História da Filosofia em Cambridge Antiguidade Tardia , Cambridge.
  • Goulet, Richard; Hermias de Alexandria. In: Richard Goulet (eds) Dictionnaire des philosophes antiques. Volume 3, Paris, 2000, ISBN 2-271-05748-5 , pp 639-641