Horace-Bénédict de Saussure

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Horace-Bénédict de Saussure
Nascimento 17 de fevereiro de 1740
Chêne-Bougeries
Morte 22 de janeiro de 1799 (58 anos)
Genebra
Sepultamento Cimetière des Rois
Filho(s) Albertine Necker de Saussure, Nicolas Théodore de Saussure
Alma mater Universidade de Genebra
Ocupação físico, meteorologista, botânico, montanhista, professor universitário
Prêmios membro da Royal Society
Empregador Universidade de Genebra

Horace Bénédict de Saussure (Chêne-Bougeries, 17 de fevereiro de 1740Genebra, 22 de janeiro de 1799) foi um naturalista e geólogo suíço, era aristocrata e é considerado como o pai do alpinismo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O guia Jacques Balmat mostra a H-B. de Saussure por onde o vai levar. Estátua no centro da cidade de Chamonix

Influenciado pelo pai e por seu tio materno, Charles Bonnet, consagrou-se à Botânica. Em 1758 ele se encontrou com Albrecht von Haller. Em 1762, foi nomeado, aos 22 anos, professor de Filosofia da academai de Genebra. No outono de 1768 foi promovido a membro da Royal Society, após uma visita à Grã-Bretanha. Em 1772 fundou em Genebra a "Société pour l'Avancement des Arts". Em 1791 sua saúde começa a declinar, e enfrenta problemas financeiros - apesar disto, consegue concluir seu maior trabalho, antes de sua morte, em 1796.

Altitude do Monte Branco[editar | editar código-fonte]

Seu interesse pela botânica levou-o naturalmente a empreender viagens aos Alpes, e ainda a estudar geologia para compreender as características físicas daquela região. O resultado dos seus trabalhos chamou a atenção de turistas e curiosos para as regiões de Chamonix e Zermatt.

Em 1760 para calcular a altitude do Monte Branco, prometeu uma recompensa para aquele que atingisse o seu cume. Em Agosto de 1786 um caçador de camurças, Jacques Balmat solicita a presença do doutor Michel Paccard com quem já havia passado algum tempo na montanha e os dois homens atacam a ascensão que atingem no dia 8 de Agosto de 1786.

É acompanhado por Jacques Balmat que H.B. de de Saussure monta uma cabana no cimo do Monte Branco em Agosto 1787, numa cordada composta por 11 pessoas, e onde o cientista procede aos cálculos de medição e constata que tem 2 450 toesas, o equivalente a 4 775 m, em vez dos 4 807 reais, o que é verdadeiramente insignificante para a época.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Científica[editar | editar código-fonte]

Systema plantarum secundum classes, ordines, genea, species, cum characteribus, differentis; nominibus trivialibus, synonimis selectis, et locis natilbus. Francfort-sur-le-Main, Varrentrapp Fils et Wenner,aquecedor solar 1779.

Divulgação[editar | editar código-fonte]

As descrições de suas sete incursões alpinas com passagem pelo Colo da Forclaz foram publicadas sob o título de Voyages dans les Alpes (Viagem pelos Alpes). Voyages dans les Alpes onde conta a passagem pelo para vir fazer as medidas na cabana no alto do Monte Branco

Referências


Wikipedia-pt-hist-cien-logo.pngPortal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.