Horace-Bénédict de Saussure

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Horace de Saussure)
Horace-Bénédict de Saussure
Horace-Bénédict de Saussure
Nascimento 17 de fevereiro de 1740
Conches
Morte 22 de janeiro de 1799 (58 anos)
Genebra
Sepultamento Cimetière des Rois
Cidadania República de Genebra
Progenitores
  • Nicolas de Saussure
Filho(a)(s) Albertine Necker de Saussure, Nicolas Théodore de Saussure, Alphonse de Saussure
Alma mater
Ocupação físico, meteorologista, botânico, montanhista, professor universitário, político, geólogo
Prêmios
  • Membro Estrangeiro da Royal Society
Empregador(a) Universidade de Genebra

Horace Bénédict de Saussure (Chêne-Bougeries, 17 de fevereiro de 1740Genebra, 22 de janeiro de 1799) foi um naturalista e geólogo suíço, era aristocrata e é considerado como o pai do alpinismo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O guia Jacques Balmat mostra a H-B. de Saussure por onde o vai levar. Estátua no centro da cidade de Chamonix

Influenciado pelo pai e por seu tio materno, Charles Bonnet, consagrou-se à Botânica. Em 1758 ele se encontrou com Albrecht von Haller. Em 1762, foi nomeado, aos 22 anos, professor de Filosofia da academia de Genebra. No outono de 1768 foi promovido a membro da Royal Society, após uma visita à Grã-Bretanha. Em 1772 fundou em Genebra a "Société pour l'Avancement des Arts". Em 1791 sua saúde começa a declinar, e enfrenta problemas financeiros - apesar disto, consegue concluir seu maior trabalho, antes de sua morte, em 1796.

Altitude do Monte Branco[editar | editar código-fonte]

Seu interesse pela botânica levou-o naturalmente a empreender viagens aos Alpes, e ainda a estudar geologia para compreender as características físicas daquela região. O resultado dos seus trabalhos chamou a atenção de turistas e curiosos para as regiões de Chamonix e Zermatt.

Em 1760 para calcular a altitude do Monte Branco, prometeu uma recompensa para aquele que atingisse o seu cume. Em Agosto de 1786 um caçador de camurças, Jacques Balmat solicita a presença do doutor Michel Paccard com quem já havia passado algum tempo na montanha e os dois homens atacam a ascensão que atingem no dia 8 de Agosto de 1786.

É acompanhado por Jacques Balmat que H.B. de de Saussure monta uma cabana no cimo do Monte Branco em Agosto 1787, numa cordada composta por 11 pessoas, e onde o cientista procede aos cálculos de medição e constata que tem 2 450 toesas, o equivalente a 4 775 m, em vez dos 4 807 reais, o que é verdadeiramente insignificante para a época.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Científica[editar | editar código-fonte]

Systema plantarum secundum classes, ordines, genea, species, cum characteribus, differentis; nominibus trivialibus, synonimis selectis, et locis natilbus. Francfort-sur-le-Main, Varrentrapp Fils et Wenner,aquecedor solar 1779.

Divulgação[editar | editar código-fonte]

As descrições de suas sete incursões alpinas com passagem pelo Colo da Forclaz foram publicadas sob o título de Voyages dans les Alpes (Viagem pelos Alpes). Voyages dans les Alpes onde conta a passagem pelo para vir fazer as medidas na cabana no alto do Monte Branco

Referências