Hospital Militar de Belém
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Junho de 2021) |
O Hospital Militar de Belém (HMB) foi um estabelecimento de assistência hospitalar do Exército Português, situado na freguesia da Ajuda (zona de Belém), na cidade de Lisboa. No HMB, funcionou o Centro Militar de Medicina Preventiva (CMMP). O hospital está especialmente vocacionado para o tratamento de doenças infecto-contagiosas.
História
[editar | editar código-fonte]O HMB foi criado em 1890, funcionando desde então no edifício do antigo Convento da Boa Hora que havia sido construído pelos frades Agostinhos Descalços no século XVIII. No século XX, o hospital especializou-se em doenças infecto-contagiosas, sendo transformado no Hospital Militar de Doenças Infecto-Contagiosas (HMDIC). Foi construido um moderno edificio Hospitalar de 6 pisos com enfermarias modelo e quartos individuais ,foi instalada o primeiro equipamento de Função Respiratoria e passou a ter todas as tecnicas pnumologicas.
Essa ala hospitalar,acabou a construção em 1972 e passou a ser na realidadade um novo hospital e foi construido com dinheiro proveniente dos descontos que os militares dos Ramos obrigatoriamente faziam para a Assistencia dos Tuberculosos das Forças Armadas o Na década de 1990, o HMDIC deixou de ser autónomo, passando a estar sob a dependência do Hospital Militar Principal, com a designação de "Hospital Militar de Belém".
Foi desativado em 2012,[1]