Saltar para o conteúdo

Iogue: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por Cunha108, para a última versão por Xqbot
Linha 11: Linha 11:


== Veja Também ==
== Veja Também ==
* {{Link|pt|http://dietasehabitos.com.br/dieta-iogue/|Dieta Iogue}}
*[[Yogini]]
*[[Yogini]]
*[[Lista das escolas de yoga]]
*[[Lista das escolas de yoga]]

Revisão das 22h08min de 1 de março de 2011

Escultura de um yogi Hindu em Birla Mandir, Delhi

Um yogi ou yogin (em Sânscrito: योगी yogini é uma forma feminina para o termo) é um termo que caracteriza os praticantes de yoga. Esta designação é mais usada para praticantes avançados. A palavra "yoga" em si - oriunda da raiz Sânscrita yuj ("unir") - é normalmente traduzida como '"união" ou "integração" e pode ser entendida como a união com o Divino, ou integração do corpo, mente, e alma.

Pelo quarto caminho ensinado por Gurdjieff a palavra yogi é usada para denotar especificamente um caminho de evolução mental, comparado com a palavra faquir (a quem Gurdjieff usou para desenvolver um caminho do físico) e monge (que é usada para o desenvolvimento emocional).

No português contemporâneo yogin é um forma alternativa para a palavra yogi, um ser humano que pratica o yoga, normalmente no seu sentido mais autentico é aquele que se pauteia por um código de moral e abstinência (incluindo o celibato) com a intenção de atingir a realização moksha (liberação). Ambas as palavras tendem a conjugar uma imagem de um Indiano, asceta, despido e com cabelos longos, no ocidente, estas palavras eram frequentemente usadas para descrever monges Budistas ou qualquer pessoa que estivesse praticando a meditação. Yogins ou Yogis neste sentido não são necessariamente iluminados como a definição na enciclopédia Nuttall sugere.

"Entre os Hindus, um Yogan é aquele que atingiu o yoga, aquele a quem nada perecível tem poder, para aquele que as leis de natureza não existem mais, que foi emancipado desta vida, de modo que mesmo a morte não adicione nada a seu entase, ele que atingiu a libertação final ou Nirvana”, como os Budistas dizem.

Veja Também

Este artigo foi baseado em textos de domínio público da edição de 1907 da The Nuttall Encyclopædia.