Isabel de Valois, Duquesa de Bourbon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Isabel
Isabel de Valois, Duquesa de Bourbon
Ilustração de autoria desconhecida.
Duquesa de Bourbon
Condessa de Clermont-en-Beauvaisis e da Marcha
Reinado 29 de janeiro de 134219 de setembro de 1356
Antecessor(a) Maria de Avesnes
Sucessor(a) Ana de Forez
 
Nascimento 1313
  Fontainebleau, Ilha de França, Reino da França
Morte 26 de julho de 1383 (70 anos)
  Paris, Reino da França
Sepultado em Igreja dos Frades Menore, Paris
Cônjuge Pedro I de Bourbon
Descendência Luís II, Duque de Bourbon
Joana, Rainha da França
Branca, Rainha de Castela
Bona, Duquesa de Saboia
Catarina, Condessa de Harcourt e Aumale
Margarida, Senhora de Albret
Isabel
Maria
Casa Valois
Bourbon
Pai Carlos de Valois
Mãe Matilde de Châtillon
Religião Igreja Católica

Isabel de Valois (em francês: Isabelle; Fontainebleau,[1] 1313Paris, 26 de julho de 1383)[2][3] foi uma nobre francesa. Ela foi duquesa de Bourbon pelo seu casamento com Pedro I de Bourbon. Foi avó materna do rei Carlos VI de França.

Família[editar | editar código-fonte]

Isabel foi a segunda filha de Carlos de Valois e de sua terceira e última esposa, Matilde de Châtillon.

Os seus avós paternos eram o rei Filipe III de França e Isabel de Aragão. Os seus avós maternos eram o conde Guido IV de Saint-Pol e Maria da Bretanha.

Ela teve uma irmã mais velha, Maria, esposa de Carlos, Duque da Calábria, e dois irmãos mais novos: Branca, esposa do imperador Carlos IV do Sacro Império Romano-Germânico, e Luís, conde de Chartres e senhor de Châteauneuf-en-Thymerais.

Isabel também teve seis meio-irmãos do primeiro casamento do pai com Margarida, Condessa de Anjou, entre eles o rei Filipe IV e Joana, mãe de Margarida II, Condessa de Hainaut, consorte do imperador Luís IV do Sacro Império Romano-Germânico, e da rainha da Inglaterra, Filipa de Hainault. Ela também teve mais quatro meio-irmãos da segunda esposa do pai, Catarina de Courtenay, imperatriz titular de Constantinopla, incluindo Catarina II, sucessora da mãe como imperatriz titular.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Pedro e Isabel em ilustração do século XV.

Isabel se casou com o futuro duque Pedro de Bourbon, filho mais velho de Luís I de Bourbon e de Maria de Avesnes, em 25 de janeiro de 1336.[3] Ela tinha cerca de 23 anos, e o noivo tinha por volta de 25. O noivado provavelmente foi realizado em 5 de outubro de 1322, em Valenciennes.[2] O casal teve oito filhos, sete meninas e um menino.

Em 1342, Pedro sucedeu aos títulos de duque de Bourbon e de conde de Clermont-en-Beauvaisis, e da Marcha. Ele também ocupava a posição de Grande Camareiro da França. Em 8 de agosto de 1345, o duque se tornou governador geral de Languedoc.[4] Sua saúde mental parece ter sido instável, talvez parte de uma condição hereditária, a qual pode ter se manifestado na sua filha com Isabel, a rainha Joana, esposa de Carlos V de França, mãe de Carlos VI, conhecido como "o Louco".

Pintura intitulada "Hommages du comté de Clermont-en-Beauvaisi", que representa o encontro da duquesa Isabel com a filha Joana durante uma caçada, na qual o duque Luís II mata um cervo.

Pedro faleceu em 19 de setembro de 1356, durante a Batalha de Poitiers, parte da Guerra dos Cem Anos.[4]

O mordomo da duquesa era Jean Saulnier, senhor de Thoury-on-Abron, conselheiro e Grande Camareiro da França.[5]

Durante o verão ou outono de 1369, um pequeno grupo de cerca de trinta mercenários gascões, do partido inglês, conseguiu apoderar-se, por meio de artimanhas, do Castelo de Belleperche, onde Isabel morava na época. O filho da duquesa viúva, Luís, que estava na corte, avançou, reuniu tropas e sitiou Belleperche. O cerco durou três meses, e o duque mandou instalar quatro grandes máquinas de cerco que lançavam pedras noite e dia contra a fortaleza, causando grandes danos. Entretanto, uma tropa de guerreiros da estrada de Poitevin e da Aquitânia comandada pelo príncipe Edmundo de Langley, conde de Cambridge, filho do rei Eduardo III de Inglaterra, e por João de Hastings, conde de Pembroke, veio em auxílio dos sitiados e atrasou a captura do castelo. Luís II finalmente conseguiu tomar Belleperche, mas não conseguiu impedir que os soldados Bernardo de la Salle (genro de Barnabé Visconti), Bernardo de Wisk e Hortingo de la Salle escapassem, tomando a duquesa como refém; Isabel só foi libertada em 1372. Este episódio contribuiu muito para a glória do duque.

Algum tempo depois de ficar viúva, Isabel se tornou uma freira no Convento dos Cordeliers, em Paris.[2]

O seu testamento datado de 25 de janeiro de 1379 nomeia o filho primogênito como executor.[2] Isabel faleceu em 26 de julho de 1383, com aproximadamente 70 anos de idade, e foi sepultada na Igreja dos Frades Menores, em Paris.[2][6]

Descendência[editar | editar código-fonte]

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Le château de Belleperche, commune de Bagneux, Bulletin de la Société d'émulation du Bourbonnais, Georges Chatard, 1996-1997, p. 639-642.
  • Château de Belleperche à Bagneux, Bulletin de la Société d'émulation du Bourbonnais, Chanoine Clément, 1912.
  • Châteaux, fiefs, mottes, maisons fortes et manoirs en Bourbonnais, René Germain, Dominique Laurent, Maurice Piboule, Annie Regond e Michel Thévenet, De Borée, 2004, p. 157.
  • L'image du duc Louis II de Bourbon, Olivier Mattéoni, em Saint-Denis et la royauté Études offertes à Bernard Guenée, Publicações de Sobornne, Paris, 1999, p. 148-149.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Isabel de Valois, Duquesa de Bourbon

Referências

  1. «Isabelle (Valois) Bourbon (1313 - 1383)». Wiki Tree 
  2. a b c d e «FRANCE, CAPETIAN KINGS». Foundation for Medieval Genealogy 
  3. a b «Isabel de Valois». The Peerage 
  4. a b «BOURBON». Foundation for Medieval Genealogy 
  5. Baudiau, Jacques-François (1865). Le Morvand. Paris: Guénégaud. p. 152 
  6. «Isabelle de Valois». Find a Grave 
  7. «GASCONY - ATLANTIC COAST». Foundation for Medieval Genealogy