Itchan Kala

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pix.gif Itchan Kala *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

KhivaWalls.jpg
Vista sobre Itchan Kala
País  Uzbequistão
Critérios (iii)(iv)(v)
Referência 543
Coordenadas Khiva, Uzbequistão
Histórico de inscrição
Inscrição 1990  (14ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

Itchan Kala é a cidade interna, protegida por muralhas, do velho oásis de Khiva, que era o último lugar de descanso das caravanas antes de cruzarem o deserto até ao Irão. Foi declarada Património Mundial da UNESCO em 1990.

Embora poucos monumentos antigos ainda permaneçam lá, é um exemplo coerente e bem conservado de arquitetura muçulmana da Ásia Central, com mais de 50 monumentos históricos e 250 casas antigas, principalmente datando dos séculos XVIII e XIX como a Mesquita de Djuma (estabelecida no século X e reconstruida de 1788 a 1789, a sua célebre sala hipóstila ainda tem 112 colunas retiradas de estruturas antigas), os mausoléus e os madraçais e os dois magníficos palácios construídos em princípios do século XIX por Alla-Kulli-Khan.

A mais espectacular caracteristica de Itchan Kala são as muralhas de tijolos com aproximadamente 10 metros de altura e os seus quatro portões, um de cada lado da fortaleza rectangular. Embora as fundações se pensem terem sido colocadas no século X, a maior parte das muralhas de hoje foram erigidas em fins do século XVII e mais tarde reparadas.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Itchan Kala