João de Deus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja João de Deus (desambiguação).
João de Deus
João de Deus
Retrato de São João de Deus da autoria de Murillo
Fundador da Ordem Hospitaleira
Nascimento 8 de março de 1495
Montemor-o-Novo, Portugal
Morte 8 de março de 1550 (55 anos)
Granada, Espanha
Veneração por Igreja Católica
Beatificação 21 de setembro de 1630
por Papa Urbano VIII
Canonização 16 de outubro de 1690
por Papa Alexandre VIII
Festa litúrgica 8 de março
Padroeiro Hospitais, doentes e enfermeiros
Portal dos Santos
Estátua de São João de Deus em Vilar de Frades, Barcelos, Portugal

São João de Deus, de seu nome João Cidade (Montemor-o-Novo, 8 de março de 1495Granada, 8 de março de 1550) foi um religioso católico português e um santo da Igreja Católica Romana que se distinguiu na assistência aos pobres e aos doentes, através de um hospital por ele fundado em Granada, 1539.

Criou a Ordem dos Irmãos Hospitaleiros para o ajudarem nessa missão e noutras extensões que viriam depois a surgir.

Biografia[editar | editar código-fonte]

João Cidade, filho de André Cidade e de sua mulher Teresa Duarte, saiu de Montemor-o-Novo em Portugal, com oito anos de idade e foi levado por um sacerdote a Oropesa onde foi pastor de ovelhas ao serviço do Maioral. Aos 22 anos alistou-se no exército do Conde da mesma cidade e tomou parte na reconquista de Fuenterrabia, então ocupada pela França. Ao abandonar a vida militar, voltou ao ofício de pastor em Oropesa, passados 4 anos volta à vida militar, decorria o ano de 1532 combate em Viena, retornando para Espanha.

Diz-se que terá feito a peregrinação à Catedral de Santiago de Compostela e que, nessa altura, terá ficado tão impressionado e exaltando o seu espírito religioso,[1] volta para casa, onde recebe a noticia de que seus pais já tinham falecido, encontra seu tio, Afonso Duarte que lhe diz que: sua Mãe, Teresa Duarte, falecera pouco tempo depois da sua partida para Oropesa e seu Pai, André Cidade, viúvo e sem o seu Filho acabou por tomar o habito Franciscano entregando-se assim à vida religiosa vindo a morrer de velhice.

Perante este cenário decide voltar a partir, e assim chegando a Ceuta trabalha na construção das muralhas da cidade, e decide regressar a Espanha depois de uma crise espiritual, acabando por se fixar em Granada onde foi vendedor de livros ate a sua conversão.

A sua conversão ocorre em Granada, no dia de festa de São Sebastião quando ouviu os sermões do padre São João de Ávila e aí confessou publicamente todos os erros da sua vida passada e para mais clara demonstração do seu arrependimento, andou percorrendo a cidade ferindo o peito com pedras, e manchando o rosto com lama. Devido ao seu estado lastimoso foi dado como louco e internado No hospital real (hospício), onde permaneceu por algum tempo .

Com um espírito mais sereno, e com a ajuda de São João de Ávila, João Cidade saiu do hospício e foi visitar o Mosteiro de Guadalupe. Voltando de seguida para Granada onde fundou em 1539 um hospital para doenças contagiosas e incuráveis. Daí em diante dedicou-se ao serviço neste hospital.

Fundou assim a Ordem dos Irmãos Hospitaleiros, a qual foi confirmada, debaixo da regra de Santo Agostinho, pelo Papa Pio V em 1 de Janeiro de 1571.

João Cidade foi Beatificado pelo Papa Urbano VIII em 28 de Outubro de 1630 e canonizado em 16 de Outubro de 1690, pelo Papa Alexandre VIII, sendo no entanto a sua bula expedida após a sua morte, pelo seu sucessor Papa Inocêncio XII

São João de Deus é o Padroeiro dos Hospitais, dos Doentes e dos Enfermeiros. A sua Memória Litúrgica é celebrada a 8 de Março.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Colombo, Fray Felipe, Vida del Siervo de Dios Fray Gonzalo Diaz de Amarante, Madrid, 1678, p.15-16

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Redacção Quidnovi, com coordenação de José Hermano Saraiva, História de Portugal, Dicionário de Personalidades, Volume XIV, Ed. QN-Edição e Conteúdos, S.A., 2004.
  • História da Vida e Obra de S. João de Deus - Francisco de Castro , Fundação São João de Deus 2007
  • Portugal, Diccionario Histórico, Chorographico, Biographico, Bibliographico, Heraldico, Numismatico e Artistico Vol 3- Esteves Pereira e Guilherme Rodrigues - João Romano Torres Editores - 1907. Pág 33[fonte confiável?]
  • O mendigo de Granada, pe. Guilherme Hünermann

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre João de Deus