Artropatia neurogênica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Juntas de Charcot)
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Medicina.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Também conhecida como junta de Charcot, a artropatia neurogênica refere-se a deformação das articulações secundária a uma disfunção da sensibilidade proprioceptiva profunda, causada por neuropatia periférica ou doenças da medula, especialmente na região cervical.

As etiologias mais comuns são a sífilis, o diabete, a condropatia ulceromutilante familiar e a hanseníase.

Há duas teorias para explicar a patogênese: a mecânica, que fundamenta-se na lesão causada por microtraumas articulares não percebidos devido a anestesia da articulação; e a vasculossimpática, que acredita na existência de desordens vegetativas vasomotoras secundárias a lesão dos centros simpáticos medulares.

Do ponto de vista histopatológico, o que se observa é um grande aumento do volume articular, osteólise, hiperostose, neoformação óssea e eventualmente subluxações.

Fontes[editar | editar código-fonte]

Síndromes Neurológicas; wilson Luiz Sanvito; editora Ateneu.