Kiely Williams

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Kiely Williams
Kiely Williams (2008)
Informação geral
Nome completo Kiely Alexis Williams
Nascimento 9 de julho de 1986 (32 anos)
Origem Alexandria, Virginia
País  Estados Unidos
Gênero(s) R&B, Pop, Hip-Hop
Período em atividade 1999-presente
Gravadora(s) Epic (1999-2002)
So So Def (2003-2007)
Walt Disney (2005-2009)
Hollywood (2006-2009)
Nine Lives Entertainment (1999-Presente)
Página oficial Kiely's World

Kiely Alexis Williams (nasceu em 9 de Julho de 1986 em Alexandria, Virginia) é uma cantora, atriz, dançarina e compositora que se tornou mais notada por participar do grupo The Cheetah Girls, e atuar na série de filmes da Disney do mesmo nome. Kiely foi também integrante do 3LW, na sua adolescência.

Biografia e Carreira[editar | editar código-fonte]

1986-1998: Nascimento e crescimento[editar | editar código-fonte]

Nasceu em 9 de Julho de 1986 Kiely Alexis Williams. Natural de Alexandria, Virginia, ela cresceu em New Jersey. A mãe biológia de Kiely morreu quando ela tinha apenas 4 meses. Foi então que sua meia irmã mais velha, Michele Williams, começou a criar como sua própria filha. As irmãs de Kiely, Michele e Tse Williams, são executivas do mundo da música, o que a fez crescer cercada por músicos e cantores.

1999-2006: 3LW[editar | editar código-fonte]

Logo na pré-adolescência, incentivada pelos artistas que cresceu assistindo cantar e dançar de perto, Kiely resolveu que queria fazer tudo aquilo também. Sua mãe e sua irmã decidiram então investir em um girl group onde Kiely seria a vocalista. Aos 13 anos, no fim dos anos 90, Williams se juntou a Adrienne Bailon e Naturi Naughton formando o grupo 3LW. Logo com seu primeiro single, "No More", o grupo fez sucesso, ganhando notoriedade no territóreo norte-americano e chegando ao 23º lugar do Billboard Hot 100 e ao 6º lugar do UK Single Charts. No mesmo ano elas lançaram seu primeiro álbum, que vendeu mais de 1 milhão de cópias.

Com o sucesso do grupo, a MTV as convidou para a turnê nacional do TRL, que também contou com artistas como Destiny's Child, Nelly, Eve e Jessica Simpson. Elas ainda participaram do projeto "What More Can I Give" de Michael Jackson, um feito surpreendente para tão pouco tempo de carreira.

No ano de 2002, o grupo se preparava para lançar seu segundo álbum quando Naturi deixou o grupo, alegando desentendimento com as irmãs Williams, empresárias do grupo, e acusando Kiely de tê-la agredido. A saída polêmica logo depois do lançamento do single "I Do" fez o desempenho do grupo cair consideravelmente. 3LW adiou, mas lançou o segundo álbum, que ainda incluia fotos e vocais de Naturi, mesmo tendo só duas integrantes nesse momento. O álbum teve um desempenho fraco e o grupo teve imensa dificuldade de se reerguer das polêmicas e acusações causadas por Naturi. Um álbum natalino lançado no fim de 2002 teve desempenho ainda pior do que o anterior.

Entre 2002 e 2003, o grupo ganhou uma nova terceira integrante, Jessica Benson. Novamente como trio, o grupo continuou fazendo shows e apresentações mas todos seus projetos musicais foram engavetados, com exceção de algumas contribuições para trilhas sonoras e o single "Feelin' You", parceria com Jermani Dupri de 2006, que acabou se tornando o último trabalho do grupo.

2002-2008: The Cheetah Girls[editar | editar código-fonte]

Ainda em 2002, Kiely e Adrienne fizeram testes e foram chamadas para atuar no musical "The Cheetah Girls" de 2003, um musical do Disney Channel inspirado em uma série de livros que contava a história de um girl group multi-étnico tentando ter sucesso no mundo da música. Kiely deu vida a Aqua Walker ao lado das outras protagonistas Adrienne Bailon, Sabrina Bryan e Raven-Symoné. O telefilme rendeu 6,5 milhões de espectadores só na estréia (a maior audiência do canal até então) e mesmo sem turnê ou performances de divulgação, sua trilha sonora vendeu mais de 2 milhões de cópias, ganhando certificado de platina dupla se tornando a 2ª trilha sonora mais bem-sucedida de 2004 (Perdendo apenas para a trilha do filme "Shrek"). Com o notável sucesso, a Disney investiu nas The Cheetah Girls e resolveu trazer o grupo para a vida real, com Kiely, Adrienne e Sabrina, uma vez que Raven decidiu não se envolver musicalmente com o grupo.

Depois de algumas contribuições para coletâneas e trilhas de filmes da Disney, as Cheetah Girls lançaram, em 2005, seu primeiro álbum, o Cheetah-licious Christmas. As 13 faixas que o CD trazia seguiam a temática natalina, sendo essas canções clássicas ou inéditas. Depois de sua primeira turnê, também nomeada "Cheetah-Licious Christmas", as Cheetah Girls gravaram mais um filme, dessa vez na Espanha. The Cheetah Girls 2 foi o filme mais bem sucedido da trilogia, rendendo cerca de 1,5 milhão de cópias vendidas da trilha sonora, 8,1 milhões de espectadores só na estréia (batendo o record do sucesso High School Musical) e a turnê The Party's Just Begun.

Foi também em 2006, no começo do ano, que as 3LW fizeram seu último trabalho em conjunto. Elas lançaram o single Feelin' You e gravaram a faixa Bout It pro filme Step Up. As meninas planejavam lançar um álbum de inéditas, mas acabaram sendo demitidas da gravadora e Kiely, juntamente com Adrienne, se dedicou apenas às Cheetah Girls.

Kiely (na direita) com as Cheetah Girls, em um show no fim de 2008.

O álbum TCG foi o primeiro álbum oficial do grupo, já que anteriormente elas só haviam gravado trilhas sonoras e um álbum natalino. O disco, lançado em 2007 pela Hollywood Records trazia canções mais maduras e composições das própias meninas, em destaque estava "Homesick", que Kiely compôs sozinha durante uma turnê de shows de mais de 6 meses seguidos que fez com as Cheetahs entre 2006 e 2007. O álbum rendeu o single "Fuego" que alcançou a 27ª posição do chart de Dance Club Plays da Billboard.

O filme The Cheetah Girls: One World, gravado e lançado em 2008, viria a ser o último da trilogia e finalizaria a carreira das Cheetah Girls como um grupo. O musical mostrava uma aventura das Cheetah Girls na Índia, mostrando um pouco do universo de Bollywood. Para a trilha desse filme, Kiely gravou sua primeira música solo, chamada "Circle Game". Depois de uma turnê de quase 50 datas, o contrato com a Disney acabou e não foi renovado, levando o grupo ao seu fim no início de 2009.

2009-2011: projetos solo e "Spectacular"[editar | editar código-fonte]

Ainda em 2008, Kiely estreou seu primeiro filme cinematográfico e seu primeiro papel sem relação com as Cheetah Girls, que foi a tímida Lily, do filme The House Bunny. Kiely ainda participou da canção "I Know What Boys Like", de Katharine McPhee, para trilha sonora de The House Bunny.

Com o fim das Cheetah Girls, no início de 2009, Kiely decidiu seguir sua carreira solo, não só como cantora, mas também como atriz. Desde o fim do grupo, Kiely já gravou "Stomp The Yard 2", "Elle: A Modern Cinderella Tale" e "Holla II".

Kiely filmou em novembro de 2008 seu primeiro clipe, para a música "Make Me A Drink". A música seria seu primeiro single e um trecho de 30 segundos do clipe foi divulgado na internet em meiados de 2009. Mas Kiely surpreendeu ao deixar "Make Me A Drink" de lado e anunciar a canção "Spectacular". "Spectacular" é uma canção pop que conta explicita e agressivamente a história de uma menina que saiu, ficou bêbada e fez sexo com um estranho. O clipe, lançado em abril de 2010, gerou muitas críticas à Kiely e ao single. Desde então, Kiely engavetou o projeto de seu álbum e afastou-se gradativamente da indústria do entretenimento.

2011-presente: YouTube[editar | editar código-fonte]

Em 2011, Kiely começou a investir na internet. Além dos vídeos "Dear Kiely", onde ela respondia perguntas e recados de fãs enviados para seu website, Kiely desenvolveu e comandou o talk show "Dinner With Friends" no Youtube. O talk show acontecia semanalmente com uma série de amigos de Kiely, incluindo sua antiga companheira de grupo Sabrina Bryan. Junto com Sabrina, ela lançou a produtora "Scene Girls" que lançou alguns outros projetos das duas no Youtube como "March Moms" de 2015 e "Bad Sex Wtih Good People" de 2016.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns do 3LW[editar | editar código-fonte]

Álbuns das Cheetah Girls[editar | editar código-fonte]

Trilhas Sonoras por Compilação[editar | editar código-fonte]

Solo[editar | editar código-fonte]

Canções Solo[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Tipo Notas
2001 Taina Leah Série de TV 1 episódio, com o 3LW
2003 As Feras da Música Aquanetta "Aqua" Walker Filme Feito para TV
2006 As Feras da Música 2
2007 Disney Channel Games 2007 Ela mesma Série de TV/Realitty Show Integrante da Equipe Azul
2008 The Suite Life of Zack and Cody Série de TV Apenas 1 episódio,com as Cheetah Girls e Chris Brown
Road to The Cheetah Girls: One World Documentário/Série de TV Bastidores do filme The Cheetah Girls: One World
Disney Channel Games 2008 Série de TV/Realitty Show Capitã da Equipe Azul
The Cheetah Girls: Um Mundo Aquanetta "Aqua" Walker Filme Feito para TV
The House Bunny Lily Uma das Zeta.
The Sisterhood of the Traveling Pants 2 Yaffa Waitress Voz de fundo
2010 Stomp the Yard 2: Homecoming Brenda
Elle: A Modern Cinderella Tale Kandi Kane
2013 Holla II Monica

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Kiely Williams