Língua hopi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hopi

Hopilàvayi

Falado(a) em: Estados Unidos
Região: Northeastern Arizona
Total de falantes: ≈5 mil
Família: Uto-Asteca
 Uto-Asteca do Norte
  Hopi
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: hop

A língua hopi pertence ao grupo uto-azteca e é falada pelos hopis, uma nação indígena do nordeste do Arizona, embora muitos membros desta tribo actualmente não a conheçam profundamente, falando apenas inglês. No entanto, apesar do uso desta língua (como de muitas línguas minoritárias dos EUA) ter diminuído durante o século XX, a língua hopi está a recuperar o seu papel social: muitas crianças hopis estão a aprender a língua, foi publicado um dicionário completo hopi–inglês e um grupo chamado "Projecto de Alfabetização Hopi" promove a língua.

Fonética[editar | editar código-fonte]

A língua hopi tem seis vogais, que se escrevem a, e, i, o, u e ö, em que as primeiras cinco se pronunciam aproximadamente como em português e a última tem o som semelhante à vogal idêntica na língua alemã. Todas as seis vogais ocorrem em formas longas e curtas; as longas indicam-se na escrita, dobrando-as, mas diferem ligeiramente em qualidade, assim como em duração, das suas contrapartes breves.

Gramática[editar | editar código-fonte]

A língua hopi apresenta a particularida de apresentar alem dos dois tradicionais números gramaticais (singular e plural), dois outros, o dual (dois objetos, pessoas, animais, etc.) e "paucal" (mais de dois, menos do que o plural mais amplo).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]