Pia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lava-louça)
 Nota: Para pia, veja Pia (desambiguação).
Pia ou lavatório de banheiro

Uma pia ou lavatório (na cozinha: Lava-loiça (português europeu) ou Lava-louça (português brasileiro) ) é uma plataforma dotada de uma cuba côncava, geralmente com uma torneira (ou duas, uma para água quente, outra para água fria) e ralo, usada principalmente em banheiros e cozinhas.[1]

Outras denominações e usos[editar | editar código-fonte]

Cozinha

Pode ser de alumínio, cerâmica ou porcelana, Normalmente de pedra, por vezes, mármore ou granito. Possui uma torneira, mas há pias duplas utilizadas na cozinha profissional, numa das quais é feita a lavagem da louça e na outra é feito o enxágue ou se escorre o excesso de água.

Lavatório

Em algumas regiões do Brasil e em Portugal, costuma-se usar a palavra lavatório, como o recipiente onde se lavam as mãos e outras partes superiores do corpo. Alguns decoradores utilizam em seu projeto essa palavra, por a acharem menos "pesada" que pia, devido a um dos seus usos ser o banheiro.

Lava-louça

Em Portugal também é comum designar-se lava-loiça à pia onde se lava a louça, que fica na cozinha.[2]

Religião
Pia baptismal da Igreja Velha de São Mateus da Calheta destruída por um temporal

A pia batismal é um vaso de pedra localizado no batistério, em que se verte a água utilizada para o sacramento do batismo.

Formas e material[editar | editar código-fonte]

Antiga penteadeira com pia. Acervo do Museu da Família Pompeu

A pia pode ser:

Mecânica de uso[editar | editar código-fonte]

A pia com o passar dos tempos foi sendo remodelada de diversas formas. Passando de formados maiores a menores. Seu uso é no geral possui como utilização a lavagem de mãos a utensílios. Sua mecânica de uso se dá por meio das seguintes maneiras:

  • Lavagem de mãos: é feito o despojamento de água sobre as mãos e a água desce para o fundo da pia, podendo ou não se escorrido dependendo do tipo de pia
  • Lavagem de objetos: de igual modo é despejado água sobre o objeto colocado sobre a pia e a medida que a agua escorre pelo objeto é feito a limpeza.

Problemas decorrentes[editar | editar código-fonte]

Um dos principais é quando a pia com ralo fica entupido. Por causa disso a cuba da pia fica cheio de água, impedindo assim sua utilização. Umas das soluções para como desentupir pia seria a utilização de alguns materiais como soda cáustica, arame ou mangueira longa, bicarbonato de sódio, garrafa pet.[carece de fontes?]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Pia

Referências

  1. «Pia». Infopédia - Enciclopédia e dicionários Porto Editora 
  2. «Lava-louça». Dicionário Priberam da Língua Portuguesa