Leona Constantia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Leona Constantia foi uma autora alquímica do séc. XVIII. Ela escreveu O Girassol dos sábios, publicado pela primeira vez em 1704. Alguns autores, às vezes, a identificam com a mística Jane Leade (1623-1704), como é o caso de John Ferguson [1], que também observa que em seus outros numerosos trabalhos não existe nenhuma ligação com a química ou a alquimia.

Segundo as afirmações de Johann Friedrich Gmelin [2] ela vem de Clermont, corroborando com esta opinião Johann Friedrich Henkel . [3] a coloca como uma baronesa de Clermont. Já o ensaio impresso no Hermetic ABC (Berlin 1794, Volume 1, p. 172) a identifica como sendo a inglesa Jane Leade). Outros autores indicam que ela fora abadessa de Clermont e que ingressou na Ordem Rosa Cruz de Comte de Chazals como membro prático e mestre no ano de 1796. Se existe alguma semelhança digna de provocar uma confusão entre entre Leona Constantia com Jane Leade (ou "Johanna Leade"), o fato é que a primeira entrou para a Ordem Rosa Cruz em 1796 e a segunda morreu em 1704. Já para aumentar as confusões o Liborius ab Indagine dá como morte o ano de 1716 a Leona Constantia.

Em detrimento às confusões históricas e biográficas, a contribuição da autora em questão foi de fundamental importância para a elucidação de alguns e diversos pontos relativos ao discernimento de alguns símbolos alquimistas.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Sonnenblume der Weisen (Girassol dos sábios): esta é uma ideia clara e aberta da preparação da pedra filosófica, além de servir como advertência (e punição) àqueles que bem intencionados, porém, inadvertidamente, lutam em prol desta mesma causa (da Pedra Filosofal). Segundo o autor deve-se tomar cuidado aqui com a matéria. A insensatez, quando cometida em um trabalho infundado, coloca o mundo diante dos olhos. Feito para impressão pública e trazido à luz do dia por Leona Constantia em Afflictionibus triunphante em 1704

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Jette Anders: 33 Alquimistas. O lado oculto de uma velha ciência. Berlim 2016

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Biblioteca Química, Volume 2, Glasgow 1906, pp. 13-14, sob Jane Leade
  2. História da Química, Volume 2, Göttingen 1798, p. 325
  3. Letras Mineralógicas, Químicas e Alquímicas, Volume 1, Dresden 1794, p. 158