Liguriano antigo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Língua lígure antiga. Se a fusão não for óbvia, por favor crie um espaço de discussão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Em marcações antigas é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e leve toda a discussão quando levar o caso para a central.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=Língua lígure antiga|{{subst:DATA}}}}.

O Liguriano antigo (a não confundir com o liguriano românico falado atualmente e sem parentesco com esse antigo idioma, senão como substrato linguístico) é uma língua extinta que se falava na idade antiga nas regiões atuais da Ligúria, em Itália, e na Provença, em França, e que tinha, anteriormente, um território mais extenso.

Segundo os especialistas, como Bernard Sergent [1], o liguriano antigo foi uma língua indo-europeia e mais precisamente uma língua do ramo macro-céltico, intermédio entre as línguas célticas e as línguas itálicas.

Esta classificação não foi evidente antes do final do siglo XX, porque as traças desta língua são muito escassas.

Referências

  1. Sergent, Bernard (1995) Les Indo-Européens: histoire, langues, mythes, París: Payot, p. 72