Maurício Ricardo Quirino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2009).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Maurício Ricardo, em 2016.

Maurício Ricardo Quirino (Duque de Caxias, RJ, 24 de setembro de 1963) é um chargista, cartunista e músico brasileiro.

Foi criado em Uberlândia, em Minas Gerais. É cartunista, baixista, cantor, dublador, escritor e jornalista. É o roteirista e desenhista do site Charges.com.br, além de responsável por quase todas as vozes. Iniciou o site em fevereiro de 2000, com a proposta (ainda mantida) de colocar no ar uma animação diária versando sobre temas do cotidiano. A ideia surgiu como diversão, mas Maurício Ricardo, nome com que assina seus trabalhos, já era consciente de que o pioneirismo do projeto poderia render frutos.

Quando o site começou a dar lucro, no início de 2001, abandonou um emprego no jornal Correio de Uberlândia, onde chegou a responder pela Redação e departamentos Comercial e de Circulação. Hoje, além de desenhar (com uma prancheta digital) e animar, com a ajuda de uma pequena equipe, ele dubla (geralmente fazendo todas as vozes) e toca, quando necessário, a música de fundo das charges apresentadas no site. Seguiu os mesmos passos do pai, o Jornalista Luiz Fernando Quirino, que construiu carreira como jornalista, radialista, redator e compositor em rádios e TVs do Rio de Janeiro e São Paulo, antes de decidir mudar-se com a família para o interior de Minas Gerais.

O sucesso na Internet levou o trabalho de Maurício Ricardo à televisão. Na Rede Globo, produziu material inédito para os programas Domingão do Faustão e Mais Você, entre outros. Mas seu trabalho de maior destaque são as animações para o programa Big Brother Brasil, onde estreou em 2004.

A carreira de Maurício Ricardo como chargista começou aos 17 anos, no extinto jornal Primeira Hora, já em Uberlândia. No jornal Correio de Uberlândia, galgou posições de repórter a coordenador geral, sem abrir mão das charges diárias. Paralelamente, integrou, nos anos 80 a banda Solo Vertical, que chegou a gravar dois álbuns: um independente e outro pela multinacional BMG-Arilolla, em 1990. A banda seria extinta dois anos depois. Nos anos 90, sem abrir mão da carreira na mídia impressa, foi apresentador do Jornal Meio-Dia, na TV Triângulo (atual TV Integração), afiliada da Rede Globo.

Como produto do Charges.com.br, criou em 2006 a banda Os Seminovos, atuando como principal compositor e baixista. As letras constituem-se de criticas políticas, humor e paródias.

O Charges.com.br está desde 2003 vinculado ao portal UOL, depois de rápida passagem pelo extinto Zip.net e pela Globo.com.

Na Rede Globo, teve seu contrato renovado em 2012 por mais três anos.[1]

Referências

  1. Kogut, Patricia (25 de dezembro de 2012). «Maurício Ricardo, cartunista do 'BBB', assina contrato longo com a Globo». O Globo. Consultado em 11 de fevereiro de 2013