Max Thieriot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Max Thieriot
Max em 2013 (PaleyFest)
Nome completo Maximillion Drake Thieriot
Nascimento 14 de outubro de 1988 (28 anos)
Los Altos Hills, Califórnia
 Estados Unidos
Nacionalidade Americano
Ocupação Ator
Atividade 2004-presente
Cônjuge Lexi Murphy (2013-presente)
IMDb: (inglês)

Max Thieriot, nome artístico de Maximillion Drake Thieriot (Los Altos Hills, 14 de outubro de 1988), é um ator americano. Ele é mais conhecido por interpretar Seth em The Pacifier (2005), Bug em A Sétima Alma (2010), Ryan em House at the End of the Street (2012), e Dylan em Bates Motel (2013–presente).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Los Altos Hills, Califórnia, é filho de Bridgit (Snyder) e George Cameron Thieriot. Ele tem uma irmã, Frankie, e um irmão, Aidan. Max foi criado em Occidental, Califórnia: graduou-se em 2002 no ensino médio de Sonoma Country Day School, em Santa Rosa, Califórnia. Em 2006, graduou-se na El Molino High School, em Forestville, Califórnia.[1]

A família Thieriot era dona do jornal San Francisco Chronicle, que foi fundado em 1865 pelos adolescentes: Michael H. De Young (tetravô de Max) e seu irmão Charles De Young. Inicialmente, o jornal chamava-se The Daily Dramatic Chronicle, e Charles e Richard Thieriot eram os editores e redatores.[2][3] Os avós paternos de Max, Ferdinand e Francisca Thieriot, morreram no naufrágio do SS Andrea Doria em 1956.[4]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Max assinou com o gerente Don Gibble depois de fazer aulas de improvisação teatral. Ele foi modelo para a GAP e participou de dois curta-metragens antes de ser escalado para o seu primeiro longa-metragem, Catch That Kid, uma aventura de comédia também protagonizada por Kristen Stewart e Corbin Bleu. Logo depois, em 2005, foi escalado para o filme The Pacifier, fazendo Seth Plummer, um dos membros de uma família que é protegida por um oficial da marinha, vivido por Vin Diesel.

Em 2008, atuou em Jumper como o protagonista David (na adolescência), uma adaptação do livro homônimo escrito por Steven Gould em 1992. No mesmo ano, atuou em Kit Kittredge: An American Girl, um drama que conta a história de uma garota que enfrenta dificuldades durante a Grande Depressão.

Em 2010, protagonizou A Sétima Alma como Bug, filme de terror dirigido por Wes Craven. Em 2012, protagonizou House at the End of the Street com Jennifer Lawrence e Elisabeth Shue. Em 2013, se juntou ao elenco principal da série Bates Motel, onde interpreta Dylan Masset, o filho mais velho e problemático de Norma Louise Bates (Vera Farmiga), e meio-irmão do famoso futuro psicopata Norman Bates (Freddie Highmore). O show tem recebido muitas críticas positivas.

Em 2015, ele participou da minissérie Texas Rising, seu personagem é John "Jack" Hays, um capitão do Texas Ranger Division.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Em 2012, Thieriot ficou noivo de Lexi Murphy, sua namorada por sete anos. Ele propôs durante uma viagem para o Caribe, onde o casal se conheceu quando eram adolescentes.[5] Em 1 de junho de 2013, eles se casaram no Arizona. O casal anunciou que tiveram seu primeiro filho, um menino chamado Beaux Thieriot, no final de dezembro de 2015.[6] Através do casamento da irmã, Frankie, Thieriot é o cunhado do ex-jogador de beisebol (o lançador) do Philadelphia Phillies, Michael Stutes.[7] Além de ator, Thieriot também é um vinicultor.[8] Ele, junto com os amigos de infância Christopher Strieter e Myles Lawrence-Briggs, possui vinhas em sua cidade natal e distribui o vinho através da marca Senses.[9] Na terceira temporada de Bates Motel, os personagens principais podem ser vistos bebendo Senses durante uma cena de um jantar em familia.[10]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2004 Catch That Kid Gus
2005 The Pacifier Seth Plummer
2007 The Astronaut Farmer Shepard Farmer
Nancy Drew Ned Nickerson
2008 Jumper David Rice (jovem)
Kit Kittredge: An American Girl Will Shepherd
2010 My Soul to Take Adam "Bug" Hellerman
Stay Cool Luke
Chloe Michael Stewart
2011 The Family Tree Eric Burnett
Foreverland William "Will" Rankin
2012 Yellow Nowell (jovem)
Disconnect Kyle
House at the End of the Street Ryan Jacobson
2015 Point Break Jeff

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2012 Dark Horse Carter Henderson Unsold pilot
2013-presente Bates Motel Dylan Massett 30 episódios
2015 Texas Rising John "Jack" Hays Minissérie; 5 episódios

Prêmios & indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Trabalho Prêmio / Categoria Resultado
2009 Kit Kittredge: An American Girl Young Artist Award / Melhor Performance em um Longa-Metragem - Jovem Elenco

(com Abigail Breslin, Madison Davenport, Austin Macdonald, Zach Mills e Willow Smith) || style="text-align:center;background: #ddffdd;vertical-align: middle; {{{style}}}" class="table-yes2"| Vencedor

2006 The Pacifier Young Artist Award / Melhor Performance em um Longa-Metragem - Jovem Ator Coadjuvante Vencedor

Referências

  1. Internet Archive. «El Molino graduate seeing stars» (em inglês). 
  2. SFGate. «History of The Chronicle» (em inglês). 
  3. SFGate. «Just another 15-year-old, except for the acting stuff» (em inglês). 
  4. NewsBank. «Nion R. Thieriot, Conservationist» (em inglês). 
  5. Zach Johnson (11 de março de 2012). «Actor Max Thieriot Engaged to Lexi Murphy!». US Magazine (em inglês). Consultado em 2 de março de 2016. 
  6. Monica Sisivat (27 de dezembro de 2015). «Bates Motel Star Max Thieriot Is a Dad — See the First Photo of His Baby Boy!». Por Sugar (em inglês). Consultado em 2 de março de 2016. 
  7. Sally Spickard (4 de janeiro de 2015). «Frankie Thieriot Ties the Knot Bahama Style». Eventing Nation (em inglês). Consultado em 2 de março de 2016. 
  8. Virginie Boone (maio de 2015). «Movie Star Max Thieriot Reveals his Wine Project Secrets». Winemag (em inglês). Consultado em 2 de março de 2016. 
  9. «Senses Wines». Site oficial (em inglês). Consultado em 2 de março de 2016. 
  10. Ray Isle (17 de setembro de 2015). «Halloween at Bates Motel». Food and Wine (em inglês). Consultado em 2 de março de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]