Mike, o Cavaleiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mike the Knight[1]
Mike, o Cavaleiro (PT/BR)
Informação geral
Formato série de desenho animado
Duração 24 min.
Criador(es) Alexander Bar
País de origem  Canadá
 Reino Unido
Idioma original língua inglesa
Temporadas 3
Episódios 100
Produção
Tema de abertura Mike, o Cavaleiro
Tema de encerramento Mike, o Cavaleiro
Empresa(s) produtora(s) Nelvana
HIT Entertainment
Exibição
Emissora original Canadá Treehouse TV
Estados Unidos Nick Jr.
Estados Unidos PBS Kids
Reino Unido CBeebies
Brasil Discovery Kids
Brasil TV Cultura
Brasil RedeTV!
Brasil TV Brasil
Portugal RTP2
Portugal Canal Panda
Portugal SIC
Transmissão original 8 de Setembro de 2011 - 13 de Janeiro de 2017

Mike, the Knight (no Brasil e em Portugal, Mike, o Cavaleiro) é uma desenho animado criado no Canadá. Conta a história de Mike um cavaleiro mirim que vive junto com sua mãe (a rainha), sua irmã Eva, e seus amigos dragões Faísca e Esquicho[2].

No Brasil, o desenho é exibido em canal fechado na Discovery Kids, em 2013. Foi produzido o desenho para vários canais da TV Aberta, como na TV Cultura através do Quintal da Cultura, TV Brasil dentro do Hora da Criança e RedeTV! através do TV Kids. O desenho saiu do ar em 2017.

Em Portugal, é exibido na SIC, desde 2012, enquanto o desenho era produzido de manhã até o final de 2015, quando ganhou um outro horário no começo de 2016, só que se passou alguns meses e o desenho saiu de lá em agosto do mesmo ano, o desenho era transmitido em canal fechado no Canal Panda entre 2013 e 2016, enquanto era exibido na RTP2 em setembro de 2013.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Mike[editar | editar código-fonte]

Mike é um garoto cheio de vida, corajoso e com um coração de ouro, que quer se tornar uma grande cavaleiro.[3] Seu pai, o rei, partiu para explorar terras distantes, e encarregou Mike de ajudar a Rainha Marta a proteger o reino de Glendragon.

Galahad[editar | editar código-fonte]

Galahad é o valente cavalo[4] de Mike, mas também seu melhor amigo e companheiro constante. Embora tenha sua própria opinião sobre as missões do pequeno cavalheiro, sempre o acompanha e ajuda, independentemente de concordar ou não com suas escolhas.

Eva[editar | editar código-fonte]

Eva é a irmã caçula de Mike,[5] e se prepara para se tornar uma grande feiticeira. Seu domínio da magia deixa muito a desejar, mas sua atitude firme e persistente a ajuda em todos os seus desafios. Eva está sempre acompanhada de seu sapo, o Sr. Carinhos.

Sr. Carinhos[editar | editar código-fonte]

O Sr. Carinhos é o bichinho de estimação inseparável de Eva. É um sapo com grande senso de humor, que costuma prever o momento exato em que as coisas vão dar errado. Eva sempre guarda um cantinho em sua bolsa mágica para o Sr. Carinhos, mas quando ela está cheia, ele se senta sobre seu chapéu ou na cesta de sua scooter.[6]

Faísca[editar | editar código-fonte]

O dragão Faísca[7] é um dos melhores amigos de Mike. Ele cospe fogo, ama tudo que a vida tem a oferecer e é, provavelmente, o dragão mais tranquilo e encantador do mundo. Além disso, adora as aventuras de Mike e aprecia música, comida e natureza.

Esghicho[8][editar | editar código-fonte]

Esguicho é um dragão bem menor que Faísca, e embora não cuspa fogo como ele, lança pelas ventas algo bem mais original: água! Apesar de sua estatura diminuta, Esguicho tem uma grande imaginação. Além disso, pode voar e gosta de estar sempre com seus dois melhores amigos: Mike e Faísca.

Rainha Martha[editar | editar código-fonte]

A Rainha Marta é a mãe[9] de Mike e Eva, e precisa dividir seu tempo entre eles e o reino de Glendragon. Ela é muito carinhosa, inteligente e cuidadosa, e quer o melhor para seus filhos e súditos leais. Ela tem dois cães, e Totó e Tatá, gosta de assar bolos, de jardinagem e crochê.

Fernando[editar | editar código-fonte]

De ascendência hispânica e um pouco mais velho do que Mike[10], Fernando é um contador de histórias que canta no início e no final de cada aventura. Suas canções espirituosas sempre dão um toque de humor a cada episódio.

Trolee[editar | editar código-fonte]

É um troll muito tímido e um dos amigos de Mike.

Referências

  1. Mike, o Cavaleiro Jogos Oline página visitada no dia 5 de Maio de 2013
  2. Mike, o Cavaleiro Discovery Kids Uol página visitada no dia 5 de Maio de 2013
  3. Mike página visitada no dia 5 de Maio de 2013
  4. Galahad página visitada no dia 5 de Maio de 2013
  5. Eva página visitada no dia 5 de Maio de 2013
  6. Sr. Carinhos página visitada no dia 5 de Maio de 2013
  7. http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/personagens/mike-o-cavaleiro/personagens/faisca/ Faísca] página visitada no dia 5 de Maio de 2013
  8. Esguicho página visitada no dia 5 de Maio de 2012
  9. Rainha Martha página visitada no dia 5 de Maio de 2013
  10. Fernando

Ligações externas[editar | editar código-fonte]