The Backyardigans

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The Backyardigans
O Jardim dos Amigos (PT)
Os Backyardigans (BR)
Informação geral
Formato série de desenho animado
Gênero pré-escolar
aventura
infantil
musical
Duração ± 22 min.
Criador(es) Janice Burgess
País de origem  Estados Unidos
 Canadá
Idioma original inglês
Produção
Diretor(es) Dave Palmer
Produtor(es) Nelvana
Guru Studio
Nickelodeon Productions
Produtor(es) executivo(s) Janice Burgess
Robert Scull
Elenco LaShawn Tináh Jefferies
Zach Tyler Eisen
Jake Goldberg
Reginald Davis Jr.
Jordan Coleman
Chris Grant Jr.
Naelee Rae
Gianna Bruzesse
Jonah Bobo
Tema de abertura The Backyardigans cantado"
Tema de encerramento The Backyardigans cantado e instrumental
Exibição
Emissora original Estados Unidos Nickelodeon
Portugal RTP5
Portugal Canal Panda
Formato de exibição SDTV (Até o 01.º episódio da 5.ª temporada)
HDTV (a partir do 02.º episódio da 5.ª temporada em diante)
Transmissão original 04 de abril de 200512 de maio de 2011
Temporadas 4
Episódios 80

The Backyardigans (no Brasil conhecido como Backyardigans e em Portugal como O Jardim dos Amigos) foi uma série musical de em CGI canadense-estadunidense[1] criada por Janice Burgess. É uma co-produção do estúdio de animação Nelvana, Guru Studio e Nickelodeon Animation Studios. A série estreou O programa é transmitido pela Treehouse TV no Canadá. Em 2011, a primeira temporada foi incluída como parte do aplicativo Noggin. A série foi baseada em um piloto em live-action produzido em 1998[2] intitulado como Me and My Friends.[3] No Brasil, a série é exibida no Discovery Kids, e na TV aberta já foi transmitido pela TV Cultura, Rede Vida, RedeTV! e Rede Bandeirantes e atualmente está disponível as 4 primeiras temporadas na Netflix. Em Portugal, a série é transmitida em dois canais: no RTP e no Canal Panda. A série ensina ritmos musicais, estimula movimentos corporais e desenvolve a imaginação.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Os cinco personagens principais da série (da esquerda para a direita): Tasha, Tyrone, Pablo, Uniqua e Austin.

Uniqua/Joana[editar | editar código-fonte]

Quando perguntaram para criadora da série a que espécie Uniqua pertence, a explicação foi de que ela é "única", como indica seu nome. Porém, a personagem é muito comparada a um inseto antropomórfico, por causa de suas antenas. Uniqua (dublada por LaShawn Tináh Jefferies) é uma protagonista de Os Backyardigans. Ela é o único personagem a aparecer em cada episódio. É utilizado o nome “Uniqua” (Unique - única) tanto para o personagem e sua espécie. A pele de Uniqua é rosa. Ela possui manchas escuras rosas em torno de seu corpo. Ela tem olhos brancos com pupilas negras. Suas características mais notáveis são suas antenas. Suas sobrancelhas são vermelho escuro. Ela usa um macacão rosa com manchas rosa claro e dois botões vermelho-rosa em cada tira. Uniqua é altamente energética. Ela é muitas vezes a personagem que têm novas idéias para aventuras. Em comparação com Tasha, ela exibe uma personalidade mais “maria-rapaz”. Uniqua talvez seja uma amiga imaginária do resto dos personagens, pois não tem um episódio que não apareça. Uniqua e Tasha, ocasionalmente, entram em desacordos sobre coisas pequenas, geralmente devido a opiniões divergentes. Não importa o que, Uniqua vai encontrar uma maneira de acabar com a briga e ter uma boa risada com seus amigos. Na sua essência, Uniqua sabe o que significa ser um verdadeiro companheiro e tem um coração cheio de compaixão. Ela é leal e gosta de ajudar os outros. Uniqua é persistentemente otimista e determinada a superar qualquer obstáculo que enfrenta em suas aventuras. Independentemente de qual o papel que ela desempenha enquanto imagina cenários com seus amigos, ela sempre tem um senso de humor. Muitas vezes sendo ingênua, ela é bem bobinha.

Pablo/Paulo[editar | editar código-fonte]

Pablo (dublado por Zach Tyler Eisen de 2004 a 2006 e por Jake Goldberg de 2006 a 2013) é um pequeno pinguim azul e amarelo, que se destaca pelo seu chapéu de hélices e por sua gravata borboleta. É dele que parte a maioria das ideias e é quem costuma tomar a frente em muitas das situações, impulsionado por sua energia e impetuosidade, porém vive entrando em pânico quando se depara com os obstáculos, então sai gritando e correndo em círculos até que um dos seus companheiros (geralmente Tyrone) grite: “Pablo... Pablo... Paaablo!” e proponha uma solução que o acalme. Então, ele vira calmamente e diz: “O quê?”

Tyrone/Eugénio[editar | editar código-fonte]

Tyrone é um alce laranja muito amigável e às vezes medroso, é o melhor amigo de Pablo, e quase seu oposto completo em termos de personalidade. Ele é descontraído, cabeça-fria e conhecido por seus comentários irônicos, e qualquer problema que o Pablo possa imaginar, o Tyrone pode resolver. Tyrone é o melhor amigo de Pablo.

Tasha/Tisha[editar | editar código-fonte]

Tasha (Tisha na dublagem portuguesa) é uma pequena e charmosa hipopótama amarela, com sapatinhos vermelhos e um vestido florido. Mas não se engane: por baixo dele bate um coração de líder. Tasha é justa, racional e cética. Sempre motivada para fazer as coisas do seu próprio jeito, um tanto quanto autoritária. Mas no fim Tasha é tão risonha e brincalhona quanto sua companheira, Uniqua, ou qualquer um dos outros Backyardigans. Tasha usa frequentemente a expressão “Oh, para causas de bondade!" (Portugal) ou “Oh, Tenha Paciência!” ou também “Oh, Tenha Santa Paciência!” (Brasil).

Austin/Alfonso[editar | editar código-fonte]

Ele é um canguru púrpura muito doce e sincero, sempre contente e energético. Ao ser incluído nas brincadeiras, tímido a princípio e ao mesmo tempo autoconfiante, ele sempre tenta ajudar os amigos quando eles precisam. É o personagem que aparece menos vezes na série.

Aparições dos personagens[editar | editar código-fonte]

■ Na 1.ª temporada, Austin esteve presente em 11 dos vinte episódios, enquanto Tasha apareceu em 12. Uniqua e Pablo e Tyrone apareceram em todos os episódios. Os cinco estiveram juntos em cinco dos episódios.

■ Ao longo da 2.ª temporada, Austin apareceu em 12 episódios, Tasha em 16 e Uniqua, Tyrone e Pablo em todos. Os cinco estiveram juntos em dez episódios.

■ Na 3.ª temporada, porém, a situação é bem diferente. Pablo ficou ausente em um episódio (A Pizzaria) e Tyrone em 2, enquanto Austin e Tasha aparecem em 14 episódios dos vinte.

■ Na 4.ª temporada, Uniqua e Pablo aparecem em todos os episódios, Tyrone em 17, Tasha e Austin em 13.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Não há nenhuma explicação oficial sobre as ausências ocasionais de Austin e Tasha. Entretanto alguns fãs sugerem que eles simplesmente não estejam disponíveis para brincar todo o tempo. Somente Uniqua aparece em todos os episódios, sendo que só esta personagem aparece em todos os episódios de todas das quatro temporadas.

Cenário[editar | editar código-fonte]

Os personagens vivem em casas vizinhas, com um grande quintal comum às três casas centrais (dos personagens Uniqua, Pablo e Tyrone) que são “transformadas” pela imaginação em várias formas de acordo com a aventura de cada episódio. Cada casa corresponde às cores do personagem que nela vive: Uniqua mora em uma casa cor-de-rosa, Pablo mora em uma casa azul, e Tyrone em uma casa laranja. A casa de Tasha, que está à esquerda das três casas centrais, é amarela e a de Austin, à direita, é parcialmente ocultada por uma cerca, mas é possível ver que sua casa é roxa. A cerca, que envolve as propriedades dos três personagens principais (Uniqua, Pablo e Tyrone), possui um portão que leva à casa de Austin. A curva do beco sem saída permite que o lugar onde acontece os episódios seja aproximadamente igual à distância da porta traseira de cada casa.

Nem tudo o que aparece no mundo imaginário das aventuras dos personagens tem um correspondente no mundo real. Muitas vezes, árvores, móveis, trilhos, montanhas ou objetos semelhantes aparecem onde nada originalmente existia. Do mesmo jeito, mesmo grandes árvores no jardim real desaparecem completamente quando a aventura do episódio começa.

A série conta a história de cinco amigos em idade pré-escolar no quintal de suas casas. Eles imaginam o quintal como um cenário para viver suas aventuras. Logo após, cada aventura, eles saem da imaginação e voltam para o quintal para lanchar na casa de algum amiguinho. Mas, antes, Tyrone pergunta como foi a aventura para seus amigos. Eles dançam e depois vão lanchar. Porém, antes, um dos personagens abre a porta novamente e diz as frases do episódio. Em seguida, os créditos finais do episódio começam.


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]