Mike Binder

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mike Binder
Nascimento 2 de junho de 1958 (65 anos)
Detroit, Michigan
 Estados Unidos
Ocupação Diretor
Roteirista
Produtor
Ator
Cônjuge Diane Murphy
Outros prêmios
  • Comedy Arts Festival: Melhor Ator - 2000
  • Comedy Arts Festival: Melhor Filme - 2000
Página oficial

Mike Binder (Detroit, 2 de junho de 1958) é um premiado cineasta, roteirista, produtor e ator norte-americano.[1]

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Nascido em Detroit, Mike Binder cresceu em Birmingham, um dos subúrbios da cidade, e participou do Acampamento de Tamakwa, que serviu de base para o seu filme O Melhor Verão de Nossas Vidas. Começando sua carreira como roteirista e comediante,[2] onde ocorreu a estréia de seu primeiro roteiro, O Cadillac Azul de 1990, dirigido por Joe Roth e co-produzido por Mike, e seu próprio especial de comédia na HBO, transmitido na noite seguinte, 10 de março. A estréia de Binder na direção foi com o seu segundo roteiro, Cruzando a Fronteira de 1992. Sua posição na indústria aumentou ainda mais com a série de comédia da HBO, The Mind of the Married Man (2001-2002), que co-escreveu e co-dirigiu e estrelou como o personagem central "Micky Barnes", produzindo 20 episódios.[3][4] A canção tema da série foi a mesma do musical I Love My Life, encenado na Broadway em 1977. Seu filme independente Criei um Monstro ganhou "Melhor Filme" e Binder ganhou "Melhor Ator" no Comedy Arts Festival de 2001 em Aspen.

Binder escreveu e dirigiu três filmes em meados dos anos 2000 em que também interpretou papéis coadjuvantes. O primeiro, A Outra Face da Raiva, estrelado por Joan Allen e Kevin Costner, que estreou no Sundance Film Festival em janeiro de 2005, treze meses depois, Um Cara Quase Perfeito, com Ben Affleck, foi visto pela primeira vez no Santa Barbara International Film Festival em fevereiro de 2006 e, após mais 13 meses, Reine Sobre Mim, com Adam Sandler, foi lançado em março de 2007. Os três filmes foram produzidos por Alex Gartner (Upside of Anger), Michael Rotenberg (Man about Town e Reign Over Me), e o irmão mais novo de Binder, Jack Binder, com quem Mike formou a Sunlight Productions. Seu primo, Bryan Binder, escreveu dois roteiros e trabalhou na sua empresa de produção. Seu mais recente filme é Preto ou Branco, estrelado por Kevin Costner e Octavia Spencer.

Como ator, Binder foi destaque em Minority Report - A Nova Lei de Steven Spielberg com Tom Cruise, e A Conspiração de Rod Lurie com Joan Allen, Gary Oldman, e Jeff Bridges, além de A Vida Íntima de Pippa Lee de Rebecca Miller com Robin Wright Penn, Alan Arkin, e Julianne Moore.[5]

Como roteirista, já escreveu roteiros para Steven Spielberg, Tom Cruise, Julia Roberts, Robert Zemeckis, Jim Carrey, Adam Sandler, e Tim Allen.

É casado com Diane Murphy e tem dois filhos.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Diretor Produtor Roteirista Ator Papel Notas
1990 Coupe de Ville Sim Sim
1992 Crossing the Bridge Sim Sim
1993 Indian Summer Sim Sim
1999 The Sex Monster Sim Sim Sim Marty Barnes Comedy Arts Festival de Melhor Ator
Comedy Arts Festival de Melhor Filme
2000 The Contender Sim Lewis Hollis
2001-2 The Mind of the Married Man Sim Micky Barnes Série de televisão, Criador
2002 Minority Report Sim Leo Crow
2005 The Upside of Anger Sim Sim Sim Adam "Shep" Goodman
2006 Man about Town Sim Sim Sim Morty
2007 Reign Over Me Sim Sim Sim Bryan Sugarman
2009 The Private Lives of Pippa Lee Sim Sam Shapiro
2011 Fanboy Sim Treinador
One Day Sim Agente de Dexter não creditado
2014 Black or White Sim Sim Sim

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]