Mikoyan MiG-27

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Aviação.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde agosto de 2017.

Mikoyan MiG-27
Mig-27.jpg
Descrição
Papel Caça-bombardeiro
Tripulação 1
Voo inicial 1972
Fabricante Mikoyan-Gurevich
Especificações
Comprimento 17,07 m
Envergadura 14,25 m, 7,70 m
Altura 5 m
Peso
Vazio 11,908 kg
Carregado 18,100 kg
Máximo na decolagem 20,670 kg
Propulsão
Motores um Khatchaturov R-29-300 turbojet
Performance
Velocidade máxima 1,885 km/h em alta altitude
1.350 km/h no nível do mar
Raio de combate 780 km

O Mikoyan MiG-27 (МиГ-27 em alfabeto cirílico) (apelidado de "Flogger" pela OTAN) é um caça-bombardeiro, originalmente produzido pela Mikoyan na antiga União Soviética na década de 70, mais tarde foi construído sob licença na Índia pela Hindustan Aeronautics com o nome de Bahadur. Seu projeto foi baseado no MiG-23, porém com otimização para operar melhor como bombardeiro.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O MiG-27 compartilha basicamente a mesma fuselagem do MiG-23, com pequena diferença no seu nariz inclinado para baixo, que foi emprestado do MiG-23B, resultado da eliminação do radar frontal, melhorando consideravelmente a visibilidade do piloto. Também foi adicionado um laser para calcular a distância do alvo em terra, e as laterais da cabine do piloto receberam blindagem especial para operar em ambientes hostis, e a fim de conceber uma configuração mais simplificada, com redução de peso e conseqüente ganho de desempenho para voar em baixa altitude, foram introduzidas entradas de ar e bocais dos motores fixos e mais leves. A aeronave recebeu também modificações para operar em pistas irregulares, através da utilização de rodas e pneus mais largos no seu trem de pouso.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Artigos relacionados:
Desenvolvimento:
Equivalência: Sukhoi Su-17 - Panavia Tornado - SEPECAT Jaguar
Série: MiG-23 - MiG-25 - MiG-27 - MiG-29 - MiG-31 - MiG-33 - MiG-35
Listas relacionadas: Lista de aviões
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons