Saltar para o conteúdo

Mococa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a fábrica de produtos alimentícios, veja Mococa (empresa). Para o ex-jogador do Palmeiras, veja Mococa (futebolista).
Mococa
  Município do Brasil  
Paisagem rural em Mococa
Paisagem rural em Mococa
Paisagem rural em Mococa
Símbolos
Bandeira de Mococa
Bandeira
Brasão de armas de Mococa
Brasão de armas
Hino
Lema TERRA MEA PAVLISTA GENEROSA (traduzido do latim, significa "Minha Generosa Terra Paulista")
Gentílico mocoquense
Localização
Localização de Mococa em São Paulo
Localização de Mococa em São Paulo
Localização de Mococa em São Paulo
Mococa está localizado em: Brasil
Mococa
Localização de Mococa no Brasil
Mapa
Mapa de Mococa
Coordenadas 21° 28' 04" S 47° 0' 18" O
País Brasil
Unidade federativa São Paulo
Municípios limítrofes São José do Rio Pardo, Tapiratiba, Cássia dos Coqueiros, Tambaú, Casa Branca, Arceburgo, Monte Santo de Minas, Guaranésia,Cajuru.
Distância até a capital 266 km
História
Fundação 24 de março de 1871
Administração
Prefeito(a) Toni Naufel (Partido da Social Democracia Brasileira, 2009–2012)
Características geográficas
Área total [1] 854,074 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 66 303 hab.
Densidade 77,6 hab./km²
Clima tropical de altitude (Aw)
Altitude 645 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,809 muito alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 1 014 219,422 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 14 810,23

Mococa é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º28'04" sul e a uma longitude 47º00'17" oeste, estando a uma altitude de 645 metros. A cidade de Mococa localiza-se no nordeste do Estado de São Paulo. Sua população estimada em 2004 era de 69 268 habitantes. Territorialmente, é composta por três distritos: a sede, Igaraí e São Benedito das Areias.

Etimologia

O nome da cidade se origina da língua tupi e significa "casa de mocó", a partir da junção dos termos mokó ("mocó") e oka ("casa")[5].

História

Mococa teve, como um de seus fundadores, Gabriel Garcia de Figueiredo, o Barão de Monte Santo. No cerne do período imperial, o povoado, até então conhecido como São Sebastião da Boa Vista, em meados da década de 1840, passou, em 1857, a ser considerado uma freguesia. Em 1871, passou à condição de vila e somente em 1875 veio a ser considerada cidade oficialmente.

Em 1842, foi implantada a primeira lavoura de café, vindo a gerar cidades e citadinos. A mão de obra era de escravos trazidos da África. Após 1888, data da abolição da escravatura, fez-se necessária a substituição da mão de obra escrava. A cidade passou, então, a receber uma massa de imigrantes, em sua esmagadora maioria de Italianos (cerca de 9 000) e, em menor escala, de alemães, austríacos, espanhóis, portugueses e libaneses. Como resultado, houve uma fusão cultural e cosmopolita em pleno "sertão do pardo", período este conhecido como a "belle époque caipira", qualificando Mococa como uma das cidades produtoras do melhor café do Brasil. A florada civilizadora do café tornou os cafeicultores da cidade parte da elite social brasileira. Porém, entre 1914 e 1918, período da Primeira Guerra Mundial, ocorreu a desorganização do comércio internacional, desestruturando a economia cafeeira devido à retração dos mercados consumidores. A partir desse período, os fazendeiros passaram investir na criação de gado de leite. Em 1932, a cidade passou a ser um dos fronts da Revolução constitucionalista no conflito entre mineiros e paulistas.

Outras informações

Mococa é a terra natal do escultor Bruno Giorgi e do comediante Rogério Cardoso Furtado. Tem, como atrações turísticas: o centro histórico, diversas igrejas, museus e casa de cultura. O turismo rural e de eventos também merece destaque, podendo serem exemplificados o Troféu Chico Piscina e Kim Mollo (ambos de natação) e a Semana Universitária Mocoquense.

A cidade está ligada à Rodovia Adhemar de Barros (SP-340), uma das principais do estado, com pista duplicada, ligando Mococa a Campinas. É considerada a quinta melhor rodovia do Brasil, segundo o Guia Quatro Rodas.

A cidade tem apenas dois edifícios altos, pois foi votada uma lei municipal proibindo a construção de edifícios altos na cidade, principalmente no entorno do Centro, que abriga casarões históricos. A medida tem, por objetivo, preservar a imagem e a cultura da cidade e evitar a sua descaracterização paisagística.

Na década de 1990, Mococa foi considerada um dos municípios mais poluídos de São Paulo. Atualmente, essa imagem vem mudando devido à constante atividade de organizações não governamentais na recuperação ambiental. Mas, segundo as mesmas, ainda falta maior rigor em termos ambientais para as indústrias instaladas no município.

Influência Religiosa na Cidade

O município pertence à Diocese de São João da Boa Vista. Sua Igreja Matriz, contruída em 1898, é de estilo gótico e dedicada a São Sebastião. O atual pároco é Paulo Cominato.

O município também conta com as paróquias de:

  • São Sebastião
  • Santa Cruz
  • Sagrada Família
  • São Domingos
  • São Cristóvão
  • Santo Antônio
  • Santa Teresinha do Menino Jesus
  • Santa Luzia


As demais igrejas de Mococa não são paróquias.

Demografia

População Total: 68 718 (est. IBGE/2009)[6]

  • Urbana: 99%
  • Rural: 1%
  • Homens: 40%
  • Mulheres:60%

Densidade demográfica (hab./km²): 83,0

Etnias

Cor/Raça Percentagem
Branca 85,0%
Negra 2,1%
Parda 12,7%
Amarela 0,2%

Fonte: Censo 2000


Imigração


Após a abolição da escravatura em 1888, Mococa passou a receber uma enorme quantidade de imigrantes para trabalhar nas lavouras de café. Dentre os imigrantes, a maioria era de italianos, que somaram entre 9 000 e 10 000, vindos principalmente das regiões da Lombardia, Vêneto, Lácio e Campânia. Mas havia também alemães, principalmente da região da Baviera, austríacos, portugueses; espanhóis da Andaluzia e da Galícia e, em menor escala, libaneses, dentre outros. A população atualmente é resultado da miscigenação desses imigrantes; estima-se que a maioria tenha ao menos um antepassado italiano.

Educação

Possui as escolas técnicas estaduais do Centro Paula Souza, a Francisco Garcia e a João Baptista de Lima Figueiredo. Possui duas faculdades: a Faculdade de Tecnologia, onde são ministrados os cursos "Informática com Ênfase em Gestão em Negócios", "Informática com Ênfase em Banco de Dados e Rede de Computadores" e "Agronegócio e Gestão Empresarial" e a Faculdade da Fundação de Ensino de Mococa, onde são ministrados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Pedagogia, Letras e Matemática.

Mocoquenses notórios

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  5. NAVARRO, E. A. Método Moderno de Tupi Antigo. Terceira edição. São Paulo: Global, 2005. p. 103
  6. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome IBGE_Pop_2009

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Mococa

Predefinição:Mesorregião de Campinas