Monte Verde (Chile)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Monte Verde é um sítio arqueológico na área sul-central do Chile que, possivelmente, data de 12.500 anos. Monte Verde é anterior à chamada Cultura Clóvis, em Clovis, no Novo México. Esse fato desafiou a geralmente aceita Teoria Clóvis, que afirma que povos não colonizaram a América antes de 11 500 anos atrás. Contudo, estas datas permanecem em disputa na comunidade científica.

Mario Pino, um geólogo chileno da Universidade Austral do Chile, e Tom Dillehay começaram a escavar em Monte Verde em 1977. O local está localizado às margens do ribeiro Chinchihuapi, tributário do rio Maullín, a 36 milhas do Oceano Pacífico. De acordo com Dillehay e sua equipe, o local foi ocupado entre 12.000 a 11.800 a.C., por vinte a trinta pessoas.

Sítio arqueológico Monte Verde
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Monte Verde (Chile)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.