Murder on the Orient Express (1974)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde agosto de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Murder on the Orient Express
Um Crime no Expresso Oriente[1], ou
Um Crime no Expresso do Oriente[2][3]
 (PT)
Assassinato no Expresso Oriente[4], ou
Assassinato no Expresso do Oriente[5]
 (BR)
 Reino Unido
1974 •  cor •  127 min 
Direção Sidney Lumet
Roteiro Paul Dehn
Elenco Albert Finney
Lauren Bacall
Martin Balsam
Jean-Pierre Cassel
Ingrid Bergman
Anthony Perkins
Jacqueline Bisset
Sean Connery
John Gielgud
Género filme de suspense
filme policial
filme de mistério
Idioma língua inglesa
Página no IMDb (em inglês)

Murder on the Orient Express é um filme britânico de 1974, dos gêneros suspense e policial, realizado por Sidney Lumet. O roteiro ou guião foi baseado no livro Murder on the Orient Express, de Agatha Christie, publicado em 1934. Em 2001 foi feita uma versão para a televisão de mesmo nome'.[6]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot (Albert Finney) na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano. O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mão

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prémios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Óscar

  • Venceu na categoria de melhor atriz coadjuvante (Ingrid Bergman), além de ser indicado nas categorias de melhor ator (Albert Finney), melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor figurino e melhor trilha sonora - drama.

BAFTA

  • Ganhou três prêmios no BAFTA, nas categorias de melhor ator coadjuvante (John Gielgud), melhor atriz coadjuvante (Ingrid Bergman) e melhor trilha sonora. Recebeu ainda outras sete indicações, nas categorias de melhor filme, melhor Diretor, melhor ator (Albert Finney), melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor edição e melhor figurino.
Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme britânico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.