Museu de Arte Turca e Islâmica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Museu de Arte Turca e Islâmica
Tipo museum building, museu nacional
Geografia
Coordenadas 41° 0' 22.61" N 28° 58' 28.42" E
Cidade Fatih
País Turquia

O Museu de Arte Turca e Islámica (em turco: Türk ve İslam Eserleri Müzesi) é um museu situado na Praça Sultanahmet, no bairro de Eminönü, distrito de Fatih, Istambul, Turquia.

O museu está situado no antigo palácio de Ibrahim Paşa, primeiro grão-vizir de Solimão, o Magnífico, construído em 1524, um presente do Sultão Suleyman para o Vizir Ibrahim Pasha. O

O Museu de Arte Islâmica e Turca exibe quase todos os períodos e tipos de arte islâmica, tendo uma coleção com cerca de quarenta mil peças, cobrindo uma cronologia que abriga desde o Califado Omíada até à atualidade. Nesta coleção iniciada no inicio do século XIX se expõem importantes exemplos de caligrafia islâmica e uma importante coleção de tapetes.

No rés-de-chão estão expostas peças etnográficas dos diferentes povos e etnias turcas, onde se destacam especialmente as partes dedicadas às tribos nómadas.

O Museu de Arte Islâmica e Turca traz uma mostra de cultura turca e islâmica. O edifício do museu foi construido em 1520 como um presente do Sultão Suleyman para o Vizir Ibrahim Pasha. O Museu de Arte Islâmica e Turca exibe quase todos os períodos e tipos de arte islâmica, tendo uma coleção que excede a quarenta mil peças. 

Tapetes

A seção de tapetes do museu é muito vasta e faz o museu ser conhecido por "Museu do Tapete". A coleção conta com alguns dos mais antigos tapetes do mundo, tapetes raros Seljuk, tapetes para oração e tapetes com figuras de animais datando do século XV, tapetes da anatolia datados entre o século XV e XVII, tapetes Iranianos e Caucasianos e amostras de tapetes dos palácios.

Trabalhos em madeira 

A arte em madeira da Anatolia datada do Século IX e X, conhecida como a mais importante dessa coleção. Outros itens da arte dos Seljucas da Anatolia, trabalhos em madrepérola, marfim, conchas ornamentadas de trabalhos de madeira datados do Império Otomano, capas para o Alcorão, prateleiras e gavetas, estão expostas no local.

Arte talhada em pedras

Arte talhada vinda dos périodos Emevi, Abbasi, Memluk, Seljucas e Otomanos, como pedras com motivos de caça, figuras como esfinge, dragão, etc. 

Cerâmicas e Vidros

Cerâmicas do período Islâmico e peças em vidro que pertenceram aos principados da Anatolia, azulejos e cerâmica otomanas, peças do período Seljucas e ornamentos do palácio de Kilicaslan em Konya. Alem, da coleção de peças em vidros e velas e amostras de arte do periodo Otomano desde o século IX até o século XV.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre o Museu de Arte Turca e Islâmica
Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.