My Heart Is Broken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"My Heart Is Broken"
Single de Evanescence
do álbum Evanescence
Lançamento 11 de novembro de 2011
Formato(s) Download digital
Gravação 2011; Blackbird Studio; Nashville, Tennessee
Gênero(s) Metal alternativo
Duração 4:29
Gravadora(s) Wind-up Records
Composição Amy Lee, Terry Balsamo, Tim McCord, Will Hunt, Zach Williams
Produção Nick Raskulinecz
Cronologia de singles de Evanescence
"What You Want"
(2011)
"Lost in Paradise"
(2012)

My Heart Is Broken é uma canção da banda de rock americana Evanescence. Foi lançada como segundo single do álbum Evanescence em 11 de novembro de 2011. A canção foi escrita por Amy Lee, Terry Balsamo, Tim McCord, Will Hunt e Zach Williams, além de ser produzida por Nick Raskulinecz. Musicalmente, "My Heart Is Broken" é uma balada de rock que começa com o piano e os vocais de Lee, antes de transcender em guitarras e bateria. Lee revelou que o conteúdo lírico foi inspirado após ela conhecer vítimas de tráfico sexual. A canção recebeu opiniões favoráveis ​​dos críticos de música, que elogiaram os vocais de Lee acompanhados pelos instrumentos, escolhendo-a como um dos destaques do álbum. Alcançou as posições de número 36 na Ö3 Austria Top 40, 92 na Media Control Charts e 34 na Adult Pop Songs.

Um videoclipe para a canção foi filmado em dezembro de 2011 na cidade de Los Angeles e dirigido por Dean Karr. Ele fez o uso de fibra óptica e foi inspirado pela fantasia sombria do filme de terror Paperhouse (1988). O vídeo foi lançado através da Internet em 24 de janeiro de 2012, e seu conceito gira em torno de uma garota criada em um mundo de sonhos, que mais tarde torna-se um pesadelo. Após a liberação do vídeo, críticos elogiaram as cenas obscuras. A canção também fez parte do setlist da banda em sua terceira turnê mundial, Evanescence Tour.

Antecedentes e composição[editar | editar código-fonte]

"My Heart Is Broken" foi escrita por Amy Lee, Terry Balsamo, Tim McCord e Zach Williams e foi produzida por Nick Raskulinecz. A música foi gravada no Blackbird Studio, em Nashville, Tennessee[1]. Durante uma entrevista, Amy Lee declarou que ela originalmente escreveu a música em uma harpa[2]. Ela acrescentou que a banda escreveu a música junto com "What You Want" e que o solo do piano no começo da música foi escrita primeiramente na harpa, que segundo ela, era um instrumento mais lento e difícil. No entanto, durante a pré-produção de Evanescence, a banda fez a música com um ritmo mais rápido, mas quando foram gravar, ia ser impossível reproduzi-la em uma harpa.[3]. Lee disse que a música soa melhor com o piano, porque é um instrumento mais forte e que faz a música se sobressair como "uma das músicas mais românticas de todo o álbum"[3]. Em uma outra entrevista a revista Kerrang!, Lee revelou a inspiração de "My Heart Is Broken", dizendo: "Tem uma amiga minha que é diretora de uma fundação que ajuda vítimas de tráfico sexual em Nova York, um dia meu marido e eu resolvemos participar e isso mudou completamente o modo que eu estava escrevendo a música... Eu comecei a me colocar no lugar dessas pessoas... Como será ser ameaçado e não poder contar a ninguém o que está acontecendo porque você está com medo do que possa acontecer?[4]" My Heart Is Broken é uma balada que começa com piano e Lee cantando os versos "I will never find a way to heal my soul/ And I will wander 'til the end of time/ Torn away from you/ My heart is broken (Nunca encontrarei uma maneira/E eu vagarei até o fim dos tempos/Despedaçada por você/Meu coração está partido)".

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O videoclipe de “My Heart Is Broken” foi dirigido por Dean Karr. As filmagens começaram em a 01 dezembro de 2011 em Los Angeles[5]. O vídeo começa com Lee deitada sobre um fundo preto, a seguir são mostrados shots do resto da banda tocando a música, em seguida aparece Lee começa a desenhar linhas com uma luz branca que esta em suas mãos. Ela se levanta do chão e começa a criar grama ao seu redor com a luz branca.

Amy Lee cantando durante o clipe.

Shots da banda são mostrados novamente, assim como Lee cantando a música e mostrando suas emoções. A câmera então retorna para Lee, que está desenhando estrelas com a luz branca e caminha no mundo que ela criou. Os próximos shots mostram Lee tocando piano em uma sala onde a uma luz que vem de uma pequena janela. Depois a câmera volta para Lee, que desenha um espelho e paredes em seu mundo e continua cantando a música. No final, ela olha pela janela e toca o espelho, que começa a quebrar, iluminando a tela com uma luz branca.

De acordo com James Montgomery da MTV News "no final, ela finalmente percebe que apesar de suas tentativas, ela está presa como era antes... No final do clipe, o espectador fica se questionando se ela tem o poder de escapar... ". Em 18 de janeiro de 2012, a MTV lançou um video com os bastidores do clipe.[6]

Em 24 de janeiro de 2012 o vídeo foi liberado no Evanescence Vevo, conta da banda no YouTube e foi disponibilizado no mesmo dia na iTunes Store. Horas antes de seu lançamento o vídeo vazou na internet.

Apresentação[editar | editar código-fonte]

"My Heart Is Broken" foi apresentada ao vivo pela primeira vez em 2 de outubro de 2011, durante o Rock in Rio[7]. Mais tarde, a música foi adicionada à setlist fixa da turnê mundial de promoção do álbum, a Evanescence Tour. Em 1 de fevereiro de 2012, a banda tocou "My Heart Is Broken" durante o Tonight Show with Jay Leno.[8]

Faixas[editar | editar código-fonte]

  • Single digital
  1. "My Heart Is Broken" – 4:30
  2. "My Heart Is Broken" (rock mix) – 4:29
  3. "My Heart Is Broken" (pop mix) – 4:02

Paradas musicais[editar | editar código-fonte]

Paradas musicais (2011) Melhor
posição
 Áustria (Ö3 Austria Top 75)[9] 36
 Estados Unidos (Billboard Adult Pop Songs)[10] 34

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Amy Lee Previews New Evanescence Songs». Consultado em 19 de abril de 2012 
  2. «Amy Lee Talks Evanescence's Comeback LP». Consultado em 19 de abril de 2012 
  3. a b «Evanescence Track By Track (Part 1) video». Consultado em 19 de abril de 2012 
  4. Keranga Magazine. «Evanescence - Evanescence review (Wind-up Records)». 24/11/2011. Consultado em 19 de abril de 2012 
  5. «EVANESCENCE Taps Director DEAN KARR For 'My Heart Is Broken' Video - Dec. 5, 2011». Consultado em 19 de abril de 2012 
  6. «Evanescence's 'My Heart Is Broken' Video: The Haunting». Consultado em 19 de abril de 2012 
  7. «Evanescence toca o bom básico no Rock in Rio». Consultado em 19 de abril de 2012 
  8. «Evanescence on "The Tonight Show" with Jay Leno». Consultado em 19 de abril de 2012 
  9. Evanescence – {{{song}}} Austriancharts.at (em alemão). Ö3 Austria Top 40. Hung Medien. Consultado em 24 de novembro de 2011.
  10. Evanescence Album & Song Chart History (em inglês) Billboard Adult Pop Songs para Evanescence. Consultado em 28 de novembro de 2011.