Ness (Earthbound)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ness
Ness
Nome no Japão Nesu (ネス)
Série de jogos Earthbound
Primeiro jogo Earthbound (1994)
Designer Shigesato Itoi
Dublador em inglês Makiko Ohmoto
Informações pessoais
Sexo Masculino
Alinhamento Bem
Raça Humano
Terra natal Onett, Eagleland
Habilidade especial Poderes psíquicos
Arma Bastão de baseball

Ness (ネス, Nesu?) é o protagonista da série de games EarthBound (chamada Mother 2 no Japão) da Nintendo.

Ness é um garoto de 13 anos, oriundo da cidade fictícia de Onett, do também fictício país de Eagleland. Dotado de habilidades psíquicas (mencionadas no jogo como "psi"), e alistado por um alienígena similar a um besouro, Ness embarca em uma busca para salvar o universo do "destruidor cósmico", o alienígena antagonista da série Earthbound, conhecido como Giygas.

Ele foi baseado no personagem Ninten do primeiro jogo da série (Mother) que foi lançado apenas no Japão.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido na fictícia Eagleland (que aparentemente foi concebida para ser similar à América), Ness é um garoto normal, mas que tem o seu destino mudado radicalmente durante uma noite em que ocorre uma chuva de meteoros. Por curiosidade, Ness e seu vizinho de porta, Pokey Minch, decidem sair e investigar o local da queda dos meteoros. Lá, Ness ouve do alienígena viajante do tempo, Buzz-Buzz, que ele foi escolhido pela Apple of Enlightenment (em português, Maçã da Iluminação) - um fruto profético - para destruir o alienígena maligno, Giygas, que no futuro acabou com toda a realidade.

Para fazê-lo, Ness precisa viajar por oito santuários para absorver suas energias psíquicas, podendo assim uni-las em um único poder com as Earth. Em cada santuário, ele grava um fragmento de uma melodia em sua Sound Stone (Pedra do Som), e experimenta uma sensação de lembranças. Durante os flashbacks vivenciados através da Sound Stone, é revelado que Ness nasceu com habilidades psicocinéticas, e que manifestaram quando ele era criança.

Concepção e criação[editar | editar código-fonte]

Assim como os vários protagonistas de RPG, Ness é mais quieto durante o jogo, falando apenas em curtos diálogos, usando respostas simples como "sim" ou "não". No jogo de luta Super Smash Bros, toda a vez que Ness aparece, ele menciona os nomes de seus poderes psíquicos.

Shigesato Itoi, o criador da série Earthbound, conhecido pelo seu senso de humor alegre e excêntrico, concebeu-a de tal modo que o principal personagem da série pudesse ser "personalizado" de uma forma sem precedentes, permitindo ao jogador não somente escolher o nome do protagonista e de seus aliados, mas também qual a sua comida caseira predileta, e o nome daquilo que era a coisa favorita do jogador (que dava o nome à principal habilidade psi do personagem). Ele criou Ness na intenção de representar uma pessoa real. Em uma citação sobre isso, Itoi disse: "Eu queria criar um jogo (Earthbound) com personagens reais; personagens que os jogadores pudessem reconhecer nas pessoas ao seu redor."

Assim como muitos protagonistas jovens masculinos de séries da Nintendo, Ness é inicialmente retratado como um garoto comum, iniciando sua jornada aparentemente como um garoto ordinário, sem nada de especial, mas à medida que o jogo se desenrola, torna-se evidente que ele estava destinado a ser mais. Ness é bem parecido com o protagonista do jogo anterior, da série Mother: Ninten. Outra comparação é que os nomes de ambos fazem referência às plataformas onde seus jogos "rodam" ("Ninten" são sílabas do nome da companhia e da plataforma, "Nintendo"; "Ness" é um acrônimo de SNES).

Características[editar | editar código-fonte]

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Ness é descrito como um jovem despretensioso, amigável, geralmente altruísta, tal quais vários protagonistas de jogos da Nintendo.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O seu altruísmo, inclusive, é mostrado com destaque no enredo do jogo, quando Ness decide optar por ajudar o seu vizinho detestável, Pokey Minch (que mais tarde acaba se revelando um vilão), apesar de Pokey ter uma natureza oportunista, ser presunçoso e sarcástico. Em outras palavras, Pokey é o paradoxo de Ness: enquanto Ness é amigável, corajoso e altruísta, Pokey é glutão, covarde e traiçoeiro.

Ness sempre ajuda outras pessoas que estão com problemas, sem pedir nada em troca, e mostrou verdadeiro heroísmo durante a luta para salvar o universo. Ele tem uma natureza verdadeiramente amável, sendo geralmente bem recebido (com a exceção das pessoas que estão sob o controle do mal emanado por Giygas). Ness faz amigos rápido, como as três crianças destinadas a serem suas aliadas na luta contra o mal (apesar de suas várias personalidades), o que prova que Ness estava pronto para aquilo que iria acontecer.

Ness sempre considerou Pokey Minch como amigo, mas quando este se alia às forças do mal, a já debilitada amizade encontra um fim.

Ness se vê consciente de seu papel como herói pela primeira vez quando Buzz, um alienígena vindo de 10 anos no futuro, diz a Ness sobre o seu destino profetizado pela Apple of Enlightenment. Ele diz a Ness que "quando o menino escolhido atinge o ponto, ele vai encontrar a luz; a passagem do tempo irá destruir a rocha pesadelo e vai revelar o caminho da luz", que é uma alusão a eventos que antecederam a reunião.

Buzz revela que, no futuro, do qual escapou através da viagem no tempo, Giygas devastou o universo, e condenou todos ao "horror da escuridão infinita". Ele também afirma que só Ness pode impedir que o futuro venha a ser assim.

Ness é do tipo que sacrifica a sua vida para salvar a de outra pessoa, como fez com Lucas na fase Subspace Emissary em Super Smash Bros Brawl, para impedir Wario de transformá-lo em um troféu. No entanto, parece que eles conhecem uns aos outros como amigos no jogo.

Habilidades[editar | editar código-fonte]

Ness é um lutador extremamente potente, capaz de danificar inimigos feitos de vários materiais (incluindo vários metais desconhecidos), usando uma arma que ele equipou, ou somente com seus punhos. Ele também tem mais resistência do que os seus cúmplices; em termos de RPG, a quantidade máxima de pontos de vida dele é muito maior do que a de seus aliados. No entanto, o bem mais valioso Ness é a sua mente, sendo os seus vastos poderes psi o que ele tem de mais formidável.

Participações[editar | editar código-fonte]

Ness surge pela primeira vez como protagonista do jogo Earthbound, de 1994.

Ness faz uma ponta em Mother 3, um jogo onde Lucas é o protagonista. Ele, assim como Paula, Jeff e Poo, aparece em um filme criado pelo Rei P, onde o protagonista atua em um teatro de um parque de diversões na cidade de New Pork.

Ness também apareceu em todos os jogos da série Super Smash Bros. Sua primeira participação era no jogo homônimo do Nintendo 64, como um personagem secreto. Naquele jogo, Ness possui o mesmo estilo de luta de Mario, mas sem os seus poderes psíquicos do Earthbound; em compensação, ele utiliza as habilidades de sua parceira Paula: PK Fire, PK Thunder e PSI Magnet.

Em Super Smash Bros Melee, Ness é um dos personagens jogáveis desde o início, possuindo em seu rol de habilidades o PK Flash. Originalmente, Lucas estaria no jogo e Ness não, mas os desenvolvedores descartaram essa ideia.

Ness foi, aparentemente, removido da lista de personagens de Super Smash Bros Brawl, mas ele acabou confirmado como um personagem secreto, novamente.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Ness surge como personagem oculto quando ele e Lucas aplicam o Final Smash, também chamado PK Starstorm, que cria um efeito de cometa para derrubar os oponentes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.