Nicolau I Canabo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outras pessoas de mesmo nome, veja Nicolau I.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde maio de 2016).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Nicolau I Canabo
Imperador bizantino
Reinado 25 de janeiro de 12048 de fevereiro de 1204
Antecessor(a) Isaac II Ângelo
Aleixo IV Ângelo
Sucessor(a) Aleixo V Ducas
Dinastia Ângelos
  Constantinopla
Morte 8 de fevereiro de 1204
  Constantinopla

Nicolau I Canabo (em latim: Nicolaus Canabus; em grego: Νικόλαος Καναβός; transl.: Nikólaos Kanabós; m. 1204) foi imperador bizantino por 11 dias, com o nome de Nicolau I.[1] Foi eleito imperador bizantino em 25 ou 27 de Janeiro de 1204 por uma assembleia do Senado Bizantino na qual padres, a multidão de Constantinopla e o exército o conclamam imperador. Nicolau era um jovem nobre, (provavelmente um parente da dinastia dos Ângelos), que foi escolhido após três dias de triagem após vários candidatos se recusarem a assumir tão elevada posição. Embora popularmente escolhido, ele nunca aceitou o poder imperial, e fugiu para dentro da Igreja de Santa Sofia, ocasionando a fúria do povo. Aleixo V tenta um acordo com ele, oferecendo-lhe salvo conduto e um cargo alto na administração do governo que ele iniciaria em breve, mas Nicolau rejeita veementemente tais termos. Em 8 de Fevereiro, depois de rejeitar uma convocação imperial, o imperador Kanabos foi arrastado para fora da igreja, na qual ele tinha procurado refúgio, e estrangulado nos degraus de mármore ornamentado de Santa Sofia.

O historiador Niketas Choniates descreveu Nicolaus Kanabus como um rapaz gentil e muito inteligente, mas que não tinha as condições de reinar.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Aleixo IV Ângelo e Isaac II Ângelo
Imperador bizantino
1204
Sucedido por
Aleixo V Ducas

Referências

  1. Chambers's Encyclopaedia, vol. II, London, 1868, p. 471 ; Busk, William, Mediaeval Popes, Emperors, Kings, and Crusaders, Or, Germany, Italy, and Palestine, From A.D. 1125 to A.D. 1268, vol. III, London, 1856, p. 35.