O Exorcista: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Legobot (discussão | contribs)
m A migrar 29 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q274167
Linha 70: Linha 70:
* Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films - ganhou nas categorias de melhor filme de terror, melhor maquiagem, melhores efeitos especiais e melhor roteiro.
* Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films - ganhou nas categorias de melhor filme de terror, melhor maquiagem, melhores efeitos especiais e melhor roteiro.
* Foi o primeiro filme de terror indicado ao Oscar De Melhor Filme. O prêmio para um filme do gênero só veio em 1991, em "O Silêncio dos Inocentes", com Jodie Foster e Anthony Hopkins.
* Foi o primeiro filme de terror indicado ao Oscar De Melhor Filme. O prêmio para um filme do gênero só veio em 1991, em "O Silêncio dos Inocentes", com Jodie Foster e Anthony Hopkins.

==Curiosidades==
*Na cena onde Regan bate em sua mãe no rosto, a atriz Ellen Burstyn, realmente machucou-se gravemente na cabeça. A cena está presente no filme.
*O polêmico diretor William Friedkin deu um tiro de pistola durante as filmagens sem aviso, para conseguir uma expressão real de susto do ator Jason Miller.
*William Friedkin frequentemente levava um padre para abençoar o set de filmagens.
*O quarto de Regan, nas cenas finais, foi filmado com vários condicionadores de ar.
*No dia [[7 de Maio]] de [[2011]], o canal brasileiro [[SBT]] exibiu no programa Cine Belas Artes o filme ''O Exorcista: A Versão que Você Nunca Viu'', com 11 minutos inéditos de cenas que não estavam disponíveis no filme original, tendo estas sido lançadas exclusivamente no DVD de mesmo nome. Tal exibição correspondeu às comemorações dos 30 anos da emissora.


== Sequências ==
== Sequências ==

Revisão das 00h04min de 5 de abril de 2013

The Exorcist
O Exorcista (PRT/BRA)
 Estados Unidos
1973 •  cor •  122 min 
Género terror
Direção William Friedkin
Produção William Peter Blatty
Noel Marshall
Roteiro William Peter Blatty
Elenco Ellen Burstyn
Max von Sydow
Linda Blair
Jason Miller
Lee J. Cobb
Mercedes McCambridge
Música Jack Nitzsche
Mike Oldfield (tema)
Diretor de fotografia Owen Roizman
Edição Norman Gay
Distribuição Warner Bros.
Idioma inglês
Orçamento US$ 12.000.000
Receita US$ 441.306.145
Cronologia
Exorcist II: The Heretic

O Exorcista (no original em inglês: The Exorcist) é um filme estadunidense de 1973, do gênero terror, realizado por William Friedkin. O roteiro é de William Peter Blatty, baseado em livro homônimo de sua autoria. O filme aborda a possessão demoníaca de uma garota de 12 anos pelo demônio Pazuzu. O livro de Blatty teve inspiração em um exorcismo de um garoto de 14 anos de idade documentado em 1949.

O filme tornou-se um dos mais lucrativos filmes de terror de todos os tempos, arrecadando o equivalente a U$ 441.306.145,00 em todo o mundo. O Exorcista estreou dia 26 de dezembro de 1973 nos Estados Unidos e foi distribuído pela Warner Bros.

Enredo

Predefinição:Revelações sobre o enredo Num sítio arqueológico em Hatra, próximo a Nínive, no Iraque, o arqueologista e padre Lankester Merrin (Max von Sydow) visita uma escavação onde foi encontrada uma pequena escultura de pedra de uma criatura bestial e horrível. Merrin depois encontra uma estranha estátua de Pazuzu, que tem uma cabeça similar àquela anteriormente encontrada.

Enquanto isso, Damien Karras (Jason Miller), um jovem padre da Universidade de Georgetown, começa a duvidar de sua fé ao lidar com a doença terminal de sua mãe.

Chris MacNeil (Ellen Burstyn), uma atriz que está filmando em Georgetown, percebe dramáticas e perigosas mudanças de comportamento em sua filha de 12 anos, Regan MacNeil (Linda Blair). A menina tem uma convulsão e demonstra poderes sobrenaturais como levitação e grande força. Regan fala palavrões e blasfêmias com uma voz demoníaca masculina. Inicialmente, Chris pensa que as mudanças de Regan estão relacionadas à sua entrada na puberdade, mas os médicos suspeitam de uma lesão em seu cérebro. Regan é submetida a uma série de exames médicos desagradáveis que não acusam nada de anormal, e o médico recomenda Regan a um psiquiatra, a quem Reagan ataca violentamente. Ocorrências paranormais continuam a ocorrer, incluindo a cama sacudindo, barulhos estranhos e movimentos inexplicáveis.

Esgotados os recursos médicos, um dos médicos recomenda um exorcismo, sugerindo que os sintomas de Regan são resultado de uma possessão demoníaca, devendo ser resolvida por um padre. Em desespero, Chris consulta o padre Karras, uma vez que ele, além de padre, é psiquiatra. Durante o período em que Karras observa Regan, ela constantemente refere-se a si própria como o Demônio. Karras inicialmente acredita que a menina sofre de psicose, até que ele lembra dela falando em um idioma estranho, que é de fato inglês de trás para frente. Apesar de suas dúvidas, Karras decide pedir permissão à Igreja para conduzir um exorcismo.

O padre Merrin, um exorcista experiente, é chamado a Washington às pressas para ajudar. Merrin e Karras tentam espantar o espírito maligno de Regan. O demônio ameaça e agride ambos os padres, verbal e fisicamente, inclusive usando a voz da mãe de Karras para perturbá-lo, e Merrin tem um infarto. Karras tenta socorrer Merrin, mas ele morre. Karras então agarra o pescoço da menina e desafia o demônio a deixar Regan e entrar nele. O demônio o faz, e Karras comete suicídio se jogando pela janela. Lá embaixo, devastado, o padre Dyer (William O'Malley) administra a extrema unção a Karras.

Regan, sem a presença do demônio, tem sua saúde recuperada e não lembra de nada que aconteceu, e vai embora de Georgetown com sua mãe. Predefinição:Fim das revelações sobre o enredo

Elenco

  • Ellen Burstyn .... Chris MacNeil
  • Max von Sydow .... Padre Merrin
  • Jason Miller .... Padre Damien Karras
  • Lee J. Cobb .... Tenente Kinderman
  • Linda Blair .... Regan MacNeil
  • Kitty Winn .... Sharon Spencer
  • Jack MacGowran .... Burke Dennings
  • Reverendo William O'Malley .... Padre Dyer
  • Barton Heyman .... Dr. Klein
  • Peter Masterson .... Barringer
  • Rudolf Schündler .... Karl
  • Gina Petrushka .... Willi
  • Robert Symonds .... Dr. Taney
  • Reverendo Thomas Birmingham .... Reitor da Universidade
  • Mercedes McCambridge .... voz do demônio

Principais prêmios e indicações

  • Ganhou os Oscars de melhor roteiro adaptado e melhor som. Foi ainda indicado em outras oito categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor atriz (Ellen Burstyn), melhor ator coadjuvante (Jason Miller), melhor atriz Ccoadjuvante (Linda Blair), melhor edição, melhor fotografia e melhor direção de arte.
  • Ganhou quatro Globos de Ouro nas categorias de melhor filme - drama, melhor diretor, melhor roteiro e melhor actriz coadjuvante (Linda Blair). Recebeu ainda outras três indicações: melhor actriz - drama (Ellen Burstyn), melhor actor coadjuvante (Max von Sydow) e melhor revelação feminina (Linda Blair).a
  • Foi indicado ao BAFTA na categoria de melhor som.
  • Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films - ganhou nas categorias de melhor filme de terror, melhor maquiagem, melhores efeitos especiais e melhor roteiro.
  • Foi o primeiro filme de terror indicado ao Oscar De Melhor Filme. O prêmio para um filme do gênero só veio em 1991, em "O Silêncio dos Inocentes", com Jodie Foster e Anthony Hopkins.

Curiosidades

  • Na cena onde Regan bate em sua mãe no rosto, a atriz Ellen Burstyn, realmente machucou-se gravemente na cabeça. A cena está presente no filme.
  • O polêmico diretor William Friedkin deu um tiro de pistola durante as filmagens sem aviso, para conseguir uma expressão real de susto do ator Jason Miller.
  • William Friedkin frequentemente levava um padre para abençoar o set de filmagens.
  • O quarto de Regan, nas cenas finais, foi filmado com vários condicionadores de ar.
  • No dia 7 de Maio de 2011, o canal brasileiro SBT exibiu no programa Cine Belas Artes o filme O Exorcista: A Versão que Você Nunca Viu, com 11 minutos inéditos de cenas que não estavam disponíveis no filme original, tendo estas sido lançadas exclusivamente no DVD de mesmo nome. Tal exibição correspondeu às comemorações dos 30 anos da emissora.

Sequências

Ligações externas