Objectif Lune

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade. Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Objectif Lune
16º Álbum da série regular
Imagem ilustrativa padrão; esse artigo não possui imagem.
País de origem  Bélgica
Língua de origem Francês
Editora(s) Casterman
Colecção Les Aventures de Tintin
Primeira edição 1953
Número de páginas 62
Primeira publicação Le Journal de Tintin de 30 de março de 1950 a 7 de setembro 1950 e 4 de abril de 1952 a 22 de outubro de 1952
Género(s) Aventura
Autor(es) Hergé
Colorista(s) Studios Hergé
Personagens principais Tintim
Milu
Capitão Haddock
Professor Girassol
Dupond e Dupont
Local da acção Bélgica
Sildávia
Título(s) em português Objectivo Lua
Colecção As Aventuras de Tintim
Outros títulos Rumo à Lua
Títulos da série regular
Tintin au pays de l'or noir
On a marché sur la Lune


Objectif Lune (Objectivo Lua ou Rumo à Lua, como editado em português) é o décimo sexto álbum da série de banda desenhada franco-belga As aventuras de Tintim, produzida pelo belga Hergé. A história foi publicada semanalmente pela Revista Tintin de março a setembro de 1950 e republicado no formato álbum pela Casterman em 1953. A história mostra o jovem jornalista belga Tintim, o seu cão Milu e seu amigo Capitão Haddock que recebem um convite do Professor Girassol para ir à Sildávia, onde a Girassol está trabalhando em um projeto altamente secreto em uma instalação governamental segura para planejar uma missão tripulada à Lua.


Desenvolvido em parte pelas sugestões dos amigos de Hergé, Bernard Heuvelmans e Jacques Van Melkebeke, Objectif Lune foi produzido após a extensa pesquisa de Hergé sobre a possibilidade de viagens espaciais humanas - um feito que ainda não havia sido alcançado - com o cartunista procurando que o trabalho fosse realizado fosse tão realista quanto possível. Durante a publicação da história, Hergé fundou a Studios Hergé, uma equipe de cartunistas de Bruxelas para ajudá-lo no projeto. Hergé concluiu o arco da história iniciado neste volume em On a marché sur la Lune, enquanto a própria série se tornou uma parte definidora da tradição da banda desenhada franco-belga. Os críticos elogiaram o detalhe ilustrativo do álbum, mas expressaram visões mistas da narrativa. A história foi adaptada tanto para a série televisiva Les aventures de Tintin, d'après Hergé da Belvision Studios e 1957, quanto para a As Aventuras de Tintim dos estúdios Ellipse Animation e Nelvana de 1991.


Enredo[editar | editar código-fonte]

A história começa quando Tintim e o capitão Haddock voltam de uma de suas aventuras ao país do Ouro Negro à procura do professor Girassol, contudo são informados que este, acompanhado de um homem misterioso, viajara para um paradeiro desconhecido. O professor Girassol manda um telegrama avisando que está na Sildávia fazendo uma pesquisa e convida Tintim e o capitão a juntar-se a ele. Logo que chegam no aeroporto de Klow, na Sildávia. Estavam sendo esperados por um chofer e Haddock e Tintim são levados para uma base militar isolada. Lá, acham o professor Girassol dando os ultimos retoques num foguete atômico.

O professor Girassol convida Tintim e o capitão Haddock para acompanhá-lo nessa aventura rumo à Lua. Primeiro ambos hesitam em consentir o convite, porém logo aceitam o desafio. Nem é preciso dizer que Dupond e Dupont aparecem desastradamente para cuidar da segurança dos três. Enquanto isso, agentes de uma potência inimiga fazem de tudo para roubar o projeto e sabotar a expedição sildava.


Os personagens passam por uma série de obstáculos ao longo da história, como quando o professor Girassol vai testar o foguete mandando-o para a órbita lunar e descobrem que o sistema está sendo raqueado por um intruso, que quer roubar as informações confidencias do foguete, o professor é obrigado a explodir o foguete. Outro contratempo é quando o professor Girassol perde a memória, porque bateu forte com a cabeça, botando toda a operação do foguete em risco, e o capitão precisa enfurecé-lo para o fazer relembrar.

Ao encerrar o livro, o capitão, Tintim e Girassol embarcam na nave itinerário à Lua.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Tintim: Jovem que gosta de aventuras;

Haddock: Era um capitão e ajuda Tintim em sua viagem;

Girassol: Amigo de Tintim, era um professor que trabalhava em experimentos científicos e constrói um foguete;

Milu: Cachorro e fiel companheiro de Tintim. Acompanhá-o em suas aventunras;

Dupont e Dupond: São dois homens muito parecidos, porém, não são irmãos (o bigode é o elemento que possibilita sua diferenciação). Atrapalhados, ajudam Tintim e seus companheiros em suas aventuras.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Objectif Lune é uma das aventuras de Tintin que foram adaptadas para a primeira série animada de Tintin, Les aventures de Tintin, d'après Hergé pelo estúdio belga Belvision em 1957, dirigido por Ray Goossens e escrito por Michel Greg, ele mesmo um cartunista conhecido que em anos posteriores se tornaria editor-chefe da revista Tintim.[1]

Em 1991, Objectif Lune foi adaptado para um episódio da série de televisão As Aventuras de Tintim, do estúdio francês Ellipse Animation e o canadense Nelvana. Dirigido por Stéphane Bernasconi, o personagem de Tintin teve a voz de Thierry Wermuth. Objectif Lune foi a décima quarta história adaptada na série, sendo dividida em dois episódios de vinte minutos. Dirigida por Stéphane Bernasconi, os críticos elogiaram a série por ser "geralmente fiel", com composições tendo sido tiradas diretamente dos quadrinhos originais.[2]

Referências

  1. Lofficier, Jean-Marc; Lofficier, Randy (2002). The Pocket Essential Tintin. Harpenden, Hertfordshire: Pocket Essentials. pp. 87-88 ISBN 978-1-904048-17-6.
  2. Lofficier, Jean-Marc; Lofficier, Randy (2002). The Pocket Essential Tintin. Harpenden, Hertfordshire: Pocket Essentials. p. 90 ISBN 978-1-904048-17-6.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.