Otacílio Costa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Otacílio Costa
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Otacílio Costa
Bandeira
Brasão de armas de Otacílio Costa
Brasão de armas
Hino
Gentílico otaciliense
Localização
Localização de Otacílio Costa em Santa Catarina
Localização de Otacílio Costa em Santa Catarina
Mapa de Otacílio Costa
Coordenadas 27° 28' 58" S 50° 07' 19" O
País Brasil
Unidade federativa Santa Catarina
Municípios limítrofes Braço do Trombudo, Agrolândia, Ponte Alta, Petrolândia, Pouso Redondo, Lages, Bocaina do Sul, Bom Retiro, e Palmeira
Distância até a capital 315 km
História
Fundação 10 de maio de 1982 (38 anos)
Administração
Prefeito(a) Luiz Carlos Xavier (PSD, 2017 – 2020)
Características geográficas
Área total [1] 846,576 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 16 348 hab.
Densidade 19,3 hab./km²
Clima Mesotérmico úmido, com temperatura média de 15°C
Altitude 884 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010[3]) 0,74 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 338 690,120 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 20 703,60

Otacílio Costa é um município brasileiro no estado de Santa Catarina, que tem na indústria madeireira e de celulose a sua principal atividade econômica.

Principais atividades econômicas: Extração de madeira e indústria de papel e celulose.

Localização: Planalto Serrano, na microrregião dos Campos de Lages, a 223 km de Florianópolis.

História[editar | editar código-fonte]

Otacílio Costa originou-se do município de Lages. Sua história começa com o nome Casa Branca, motivado pela existência de um botequim de madeira, pintado de branco, de propriedade de Lauro Araújo e localizado nas terras de Luiz Daboite.

Mais tarde, passou a ser conhecido por Encruzilhada em razão da estrada que ligava Otacílio Costa a Curitibanos, onde foi erguido um galpão para o pernoite e descanso dos tropeiros que prosseguiam viagem no dia seguinte.

Com a vinda de fazendeiros e a aquisição de grandes áreas de terras, a região evoluiu rapidamente. No entanto, a maioria das terras ainda pertencia a Otacílio Vieira da Costa, político que atuou na vida pública lageana desde os 16 anos, quando se revelou uma promessa de grande jornalista e escritor, o que veio a confirmar-se ao longo do meio século em que colaborou com os jornais de sua terra. Entrou para a política catarinense aos 26 anos de idade, quando foi eleito deputado à Constituinte Estadual.

Após receber as denominações de Casa Branca e Encruzilhada, a vila passou a sediar o então distrito de Otacílio Costa, criado por iniciativa do vereador Dorvalino Furtado, da Câmara de Vereadores de Lages, através das leis municipais 180 e 186, respectivamente de 13 de agosto e 27 de setembro de 1958. A criação do distrito foi posteriormente aprovada e promulgada pelo então presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Brás Alves, na Lei 419, de 28 de julho de 1959. Em 10 de maio de 1982, a Lei Estadual 6.059 criou o município de Otacílio Costa com terras desmembradas do município de Lages.

Geografia[editar | editar código-fonte]

  • Relevo

É constituído por um planalto de superfícies planas e onduladas. O solo possui baixa fertilidade devido à pedregosidade e rochosidade e, em alguns casos, o relevo e as condições climáticas adversas são fatores que limitam o uso da terra.

  • Clima

Segundo Koppen, classifica-se como mesotérmico úmido, com verões frescos, apresentando temperatura média anual de 15,9 °C e uma precipitação total anual entre 1.300 a 1.400 milímetros.

  • Hidrografia

O município é banhado pela bacia do rio Canoas e apresenta, como seus afluentes os rios dos Índios, Invernadinha, Palheiro, da Areia e Desquite.

Aspectos Econômicos[editar | editar código-fonte]

Em seu aspecto econômico destacam-se os setores de indústria e comércio. Os principais são:

  • Indústria de Papel e Celulose;
  • Indústria Madereira;
  • Pecuária.

Eventos[editar | editar código-fonte]

  • Otacílio Rock Festival - Festival de música com bandas dos gêneros rock e metal tanto nacionais quanto internacionais.
  • Festa Comemorativa ao Aniversário do Município, realizada no dia 10 de maio.
  • Festa da Padroeira, realizada em novembro.
  • Festa de São Cristóvão.
  • Rodeio Crioulo.

Futebol[editar | editar código-fonte]

No futebol, o município é representado pelo Esporte Clube Poço Rico, e a Ponte Preta que é filiado à F.C.F., além do Pinheiros Esporte Clube e dos Conders que representa a cidade em competições regionais.

Referências

  1. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 25 de agosto de 2013 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Otacílio Costa
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.