Paredão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Paredão (desambiguação).

Paredão é o nome dado ao conjunto de execução sumária compreendido por "um muro, um corredor e uma fossa" em local em que permanecem pessoas condenadas à morte por terem ideologias diferentes e proibidas às ideologias defendidas pelos executores. Dessa forma a vítima é antes humilhada e geralmente pedem por clemência, o que obviamente é negado, pelos autores.

Geralmente o paredão tem o propósito de eliminação em massa, o aniquilamento total do inimigo, de natureza tanto física, moral O chamado paredão pode ser por exemplo um barranco, que possa servir de escora da linha do tiro, estando o pelotão de fuzilamento comumente em pé ou agachados, dispostos em duas linhas, enquanto os agachados carregam, os outros disparam e o comandante de execução faz a coluna de vítimas se mover; tendo uma fossa na frente do corredor de fuzilamento para que as vítimas caiam mortas. Após encerrada a execução, do iniciar da aurora até o anoitecer, os cadáveres são enterrados, sendo que muitos são enterrados vivos.

Como exemplo da tal execução, foi muito comum em Cuba, após a chamada Revolução Vitoriosa.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.