Pico da Caledônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pedra Coração de Boi, no alto do cume de 2257 metros. Ao fundo pode-se observar os Três Picos.

Pico da Caledônia é uma das maiores elevações da Serra do Mar e que fica situado entre as cidades de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, na divisa entre os dois municípios, inserido no Parque Estadual dos Três Picos, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Vista da cidade de Nova Friburgo de cima do Pico da Caledônia

Com 2.257 metros de altitude,[1] possui uma das mais belas vistas de Nova Friburgo e de outras localidades próximas podendo-se até visualizar a Baía da Guanabara e uma parte da cidade do Rio de Janeiro, Região Serrana, Grande Rio (São Gonçalo, Niterói, Itaboraí), Baixada Fluminense (Guapimirim, Magé e Nova Iguaçu), Região dos Lagos como Maricá, Araruama, Cabo Frio em dias mais claros. Pela última carta escala 1:25.000 do IBGE, a altitude do Pico da Caledônia foi atualizada, contendo dois cumes de 2234 metros e 2255 metros, respetivamente o cume sul e o cume norte, e entre eles se distribuem as torres de telecomunicações. A altitude de 2219 metros se refere a antiga carta 1:50.000 do IBGE.

Sendo uma das maiores montanhas do estado do Rio de Janeiro e com uma localização privilegiada, possui torres de transmissão de rádio, responsáveis pelas comunicações da Petrobrás, possibilitando o envio de dados desde a Bacia de Campos até Brasília sem encontrar nenhuma montanha de maior altitude obstruindo as ondas.Possui também uma rampa de asa delta para prática de voo livre.O local também dispõe de pousadas e camping próximos ao cume.

Meio ambiente, geografia e geologia[editar | editar código-fonte]

Portaria próximo às escadas do cume do Pico da Caledônia.

Devido à sua importância para o meio ambiente, considerando a existência de muitas nascentes de água e a presença de animais silvestres, foi criada no seu entorno uma área de proteção ambiental pelo município de Nova Friburgo, conhecida como APA do Caledônia. A vegetação predominante é a Floresta Ombrófila Densa Altomontana encontrada somente no alto das montanhas da Serra do Mar, é condicionada por situações ambientais muito singulares,que lhe conferem estrutura e florística exclusivas, em 1984 foram encontradas 12 famílias de hepáticas distribuídas em 16 gêneros e 21 espécies, das quais 2 são citadas pela primeira vez para o Estado e 3 para o Brasil, porém é possível que essa diversidade tenha diminuído devido à grandes incêndios ocorridos em 2007, 2011 e 2019.[2][3]

O Maciço da Caledônia além de seu pico principal, possui outros cumes com altitudes superiores a 2000 e 2100 metros, fazendo parte do trecho da Serra do Mar denominado de Serra da Boa Vista, divisor de águas entre a cidade de Nova Friburgo, a região rural de São Lourenço e a nascente do rio Macacu. Esta região foi formada no período do Cambriano ou Câmbrico é o período da era Paleozoica do éon Fanerozoico que está compreendido entre há 542 milhões e 488 milhões de anos, aproximadamente. Por isso esta montanha é formada por rochas muito resistentes.

Referências