Portal:Vulcões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Portal dos Vulcões


Mount St. Helens
Mount St. Helens

Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinza vulcânica) "escapam" para a superfície. Eles ejetam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, interferindo no clima. São frequentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato cónico e montanhoso.

A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias. Tal como outros eventos naturais, as erupções são imprevisíveis e causam danos indiscriminados. Entre outros, tendem a desvalorizar os imóveis localizados em suas vizinhanças, prejudicam o turismo, interrompem o tráfego aéreo e consomem a renda pública e privada em reconstruções. Na Terra, os vulcões tendem formar-se junto das margens das placas tectónicas. Existem exce(p)ções quando os vulcões ocorrem em zonas chamadas de hot spots (pontos quentes), que são locais aonde o manto superior atinge altas temperaturas.

Os solos nos arredores de vulcões formados de lava arrefecida, tendem a ser bastante férteis para a agricultura.

A palavra "vulcão" deriva do nome do deus do fogo na mitologia romana Vulcano. A ciência que estuda os vulcões é chamada de vulcanologia, e o profissional que atua na área vulcanólogo, que deve ter conhecimento em Geofísica, a outros ramos da Geologia tais como a Petrologia e a Geoquímica.



 ver · editar Artigo selecionado


Em 18 de maio de 1980, uma grande erupção vulcânica ocorreu no Monte Santa Helena, um vulcão localizado no estado de Washington, Estados Unidos. O evento, classificado como IEV 5, foi a única erupção significativa a ocorrer nos Estados Unidos continentais desde a erupção do Lassen Peak, na Califórnia, em 1915. A erupção foi precedida por uma série de terremotos e explosões de vapor por dois meses, causados por uma injeção de magma abaixo do vulcão, que criou uma protuberância enorme e uma fratura na encosta norte da montanha.

Um terremoto em 08:32:17 PDT (UTC-7) no domingo, 18 de maio de 1980, destruiu toda a face norte, ao criar o maior deslizamento de terra já registrado. Isto subitamente expeliu gás parcialmente fundido e rocha rica do vulcão, o que reduziu as pressões. Uma mistura quente de lava e rocha foi pulverizada para o lago Spirit tão rapidamente que ultrapassou a avalanche formada pelo colapso da face norte.

Uma pluma vulcânica de 24 km de altura foi lançada para a atmosfera e atingiu 11 estados dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, neve, gelo e geleiras inteiras derreteram, formando uma série de grandes deslizamentos de terra vulcânicos que chegaram até o rio Columbia, cerca de 80 km a sudoeste. Irrupções menos severas continuaram a ocorrer no dia seguinte e duas outras erupões grandes, mas não tão destrutivas, ocorreram mais tarde naquele ano.



 ver · editar Tópicos


 ver · editar Portais relacionados


 ver · editar Imagem selecionada




Incêndio na Ilha Havai causado pela lava pāhoehoe fluindo na planície litoral de Kīlauea.


 ver · editar Categorias


 ver · editar Coisas que você pode fazer


Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Vulcões na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Associados Wikimedia


Vulcões no Commons Vulcões no Commons
Imagens e mídia
Vulcões no Wikcionário Vulcões no Wikcionário
Definições
Vulcões no Wikilivros Vulcões no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Vulcões no Wikinotícias Vulcões no Wikinotícias
Notícias
Vulcões no Wikiquote Vulcões no Wikiquote
Citações
Vulcões no Wikisource Vulcões no Wikisource
Biblioteca
Vulcões na Wikiversidade Vulcões na Wikiversidade
Recursos de aprendizado