Ralph Nader

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ralph Nader, em abril de 2007.

Ralph Nader (Winsted, Connecticut, 27 de Fevereiro de 1934) é um advogado e político estadunidense de origem libanesa.

Diplomado pelas universidades de Harvard e Princeton (respectivamente em 1955 e 1958) tornou-se célebre pelas suas campanhas a favor dos direitos dos consumidores nos anos 60 desenvolvidas em conjunto com a associação Public Citizen. Promoveu a discussão de temas como os direitos dos consumidores, o feminismo, o humanismo, a ecologia e a governação democrática. Nader criticou duramente a política internacional exercida pelos Estados Unidos nas últimas décadas, que vê como corporativista, imperialista, contrária aos valores fundamentais da democracia e dos direitos humanos. O seu activismo foi de grande importância na criação de grandes organizações governamentais e não governamentais estadunidenses.

Em 1965,[1] Ralph Nader provocou polêmica nos Estados Unidos com a publicação de seu livro Unsafe at Any Speed (Inseguro a Qualquer Velocidade), onde questionava a poderosa indústria automobilística estadunidense sobre as razões das mortes de milhares de cidadãos em acidentes automobilísticos, onde o resultado fatal poderia ter sido evitado se os veículos dispusessem de equipamentos de segurança já existentes naquela época, e que, por razões de economia de custos, não eram instalados nos veículos.

Ralph Nader candidatou-se quatro vezes a presidente dos Estados Unidos (nas eleições de 1996, de 2000, de 2004 e de 2008). Em 1996 e 2000 candidatou-se com as cores do Partido Verde, sendo o candidato a vice-presidente Winona LaDuke. Em 2004 candidatou-se como independente, com apoio do Partido Reformista, sendo o candidato a vice-presidente Pedro Miguel Camejo.

Referências

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Ralph Nader