Ramzan Kadyrov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde junho de 2018)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ramzan Kadyrov
Presidente da Chechênia
Período 15 de fevereiro de 2007 - presente
Antecessor Alu Alkhanov
Dados pessoais
Nascimento 5 de outubro de 1976 (42 anos)
Tsentaroy, Chechênia
RSFSR
Esposa Medni Musaevna Kadyrova
Partido Rússia Unida
Religião Muçulmano sunita
Serviço militar
Lealdade Rússia
Graduação Major-general

Ramzan Akhmadovich Kadyrov (russo: Рамзан Ахмадович Кадыров) (Tsentoroi, Chechénia, 5 de outubro de 1976) é o presidente da Chechénia e ex-rebelde checheno.

Ramzan é um filho do ex-presidente checheno Akhmad Kadirov, assassinado em maio de 2004, chefe de um exército privado conhecido como a Kadyrovtsy. Ele é casado e tem oito filhos.

Em 2004 era o manager do Clube de Futebol "Terek-Grozny", e que nesse mesmo ano competiu na taça UEFA.

Em fevereiro de 2007 Kadyrov substituiu Alu Alkhanov como Presidente, pouco após completar 30 anos, que é a idade mínima para o cargo. Ele tem o apoio do presidente russo Vladimir Putin, e foi premiado com a medalha Herói da Rússia, o mais alto título honorário da Rússia. Kadyrov envolveu-se em violentas lutas de poder; com colegas governo checheno Sulim Yamadayev e Kakiev Said-Magomed por autoridade militar, e com autoridade política para Alu Alkhanov.

Ramzan Kadyrov é um membro honorário da Academia Russa de Ciências Naturais (Российская Академия Естественных Наук).