Forte Vermelho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Red Fort)
 Nota: Este artigo é sobre o forte-palácio de Deli. Para outros significados, veja Forte de Agra.
Conjunto do Forte Vermelho 

Forte Vermelho, Deli

Critérios (ii) (iii)(vi)
Referência 231 en fr es
Países  Índia
Coordenadas 28° 39' 21" N 77° 14' 25" E
Histórico de inscrição
Inscrição 2007

Nome usado na lista do Património Mundial

O Forte Vermelho (em inglês: Red Fort; em hindi: लाल क़िला, em urdu: لال قلعہ ) é um conjunto monumental de fortificações em Deli e um grande exemplo da arquitetura indiana. Localiza-se na área hoje conhecida como Velha Deli e foi construído no século XVII. Um viajante desse tempo chegou a se referir ao forte como uma maravilha superior às prometidas no paraíso[1].

As pedras vermelhas usadas nas paredes deste monumental conjunto arquitetônico indiano não são as mais preciosas, mas influenciaram diretamente seu nome. Aquando da sua construção o soberano era Shah Jahan, o construtor do Taj Mahal. Após a morte da esposa, o rei decidiu transferir de lugar a capital do reino, até então sediada em Agra. Não poupou esforços nem recursos na tarefa de criar a cidade real. Palácios adornados de ouro, prata e pedras preciosas, ladeados por jardins das mil e uma noites, ganharam vida a partir dos desenhos dos arquitetos reais. As riquezas e parte da construção, entretanto, não resistiram aos saques e à deterioração. Ainda assim, o muito que restou do Forte vermelho ainda permite vislumbrar a opulência daqueles tempos remotos.

Símbolos do poder[editar | editar código-fonte]

Ao todo 11 palácios (mahals) ocupavam seu interior. O destaque eram os salões para audiências, onde o imperador recebia oficiais e embaixadores estrangeiros. Em um deles, uma inscrição não deixa dúvidas sobre a opinião de Shan Jahan: "Se há um paraíso na Terra, é esse!". Mas um dos maiores símbolos da realeza — um trono em formato de pavão, cravejado de pedras preciosas — não está mais ali. O trono, que levou sete anos a ser feito, foi roubado e levado para a Pérsia em 1739.

Referências

  1. De Oliveira, Elvira. Maravilhas do mundo. Klick editora. São Paulo, 2000
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre o Forte Vermelho
Ícone de esboço Este artigo sobre um palácio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Índia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.