Redenção (Manaus)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bairros de Manaus

Manaus

Redenção é um bairro do município brasileiro de Manaus, capital do estado do Amazonas. Localiza-se na Zona Centro-Oeste da cidade. De acordo com estimativas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SEDECTI), sua população era de 41 572 habitantes em 2017.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O bairro da Redenção tem suas origens em 1974, por operários que realizavam a construção do conjunto Ajuricaba, no bairro do Alvorada.

Hoje[editar | editar código-fonte]

Dados do bairro

Comunidade indígena[editar | editar código-fonte]

Redenção abriga desde agosto de 1993 uma comunidade indígena formada por 15 famílias da tribo saterê-mawé.

O bairro possui uma das maiores coberturas vegetais da cidade, cercada e protegida, abrigando espécies nativas da fauna e flora da região. A extensa área verde proporciona um habitat natural para a reprodução dos bichos e plantas e contribui para a manutenção da temperatura do bairro.

Localização[editar | editar código-fonte]

Localiza-se na Zona Centro-Oeste de Manaus. Tem como vizinhos os bairros de: Planalto, Alvorada, Da Paz (Manaus) e Tarumã.

Os conjuntos Hileia I e II integram o bairro, além do Loteamento Santos Dumont (Parque Eduardo Gomes).

Transportes[editar | editar código-fonte]

As linhas de ônibus do bairro da Redenção são operadas pelas empresas Viação São Pedro e Via Verde Transportes Coletivos. As linhas que atendem o bairro são:206(Viação São Pedro),207(Viação São Pedro),208(Via Verde Transportes Coletivos),210(Viação São Pedro),214(Via Verde Transportes Coletivos),215(Via Verde Transportes Coletivos),217(Via Verde Transportes Coletivos) e 450(Viação São Pedro).As linhas 014(Viação Rondônia),016(Viação Rondônia) e 202(Viação São Pedro) também circulam em algumas ruas do bairro.


Referências

  1. «Mapa da área urbana da cidade de Manaus» (PDF). Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI). 2017. Consultado em 8 de fevereiro de 2020 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.