Rio dos Sinos: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Colaborador Z (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 189.58.182.199 para a última versão por Salebot (usando Huggle)
Linha 45: Linha 45:


== Insetos mais comuns ==
== Insetos mais comuns ==
Cascudo, Efêmera, Libélula, Mosquito.
Cascudo, Efêmera, Libélula, Mosquito.6767666t65e5


== Mata ciliar ==
== Mata ciliar ==

Revisão das 14h34min de 4 de maio de 2012

Rio dos Sinos
Rio dos Sinos
Herrmann Rudolf Wendroth: O rio dos Sinos em 1852
Comprimento 190 km
Nascente Caraá
Foz Canoas
Altitude da foz 5 m
Delta delta do Jacuí
País(es)  Brasil

O rio dos Sinos é um rio brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. O rio dos Sinos nasce nos morros do município de Caraá no litoral norte gaúcho (distante 130 quilômetros de Porto Alegre) em altitudes superiores a 600 metros e percorre um percurso de cerca de 190 km, desembocando no delta do Jacuí, no município de Canoas, numa altitude de apenas 5 metros. O rio dos Sinos banha diversas e importantes cidades do Rio Grande do Sul (RS). É um rio muito importante para o estado, sendo o principal para o Vale do Rio dos Sinos, tendo sido por ele que os colonizadores alemães desbravaram parte do estado do Rio Grande do Sul. O rio tem esse nome pois é sinuoso, tendo muitas curvas.

Bacia do Rio dos Sinos

A bacia hidrográfica do rio dos Sinos tem uma área de 3 820 km² e envolve, total ou parcialmente, 32 municípios. Os principais afluentes do rio dos Sinos são os rios Rolante e Paranhana além de diversos arroios. O rio dos Sinos em seu percurso pode ser classificado em superior, médio e inferior. Sendo o superior na região de sua nascente, o inferior por analogia é onde ele deságua. Veja abaixo um descritivo das cidades por onde passa o Rio dos Sinos, classificadas aleatoriamente.

Peixes mais comuns

Cará, Lambari, Grumatã, Mussum, Barrigudinho, Viola, Joaninha, Cascudo, Cascudo dourado, Cascudo branco, Voguinha, Plava, Mandi, Limpa Fundo, Voga, Peixe-Lápis, Piava, Pintado, Dentudo, Sardinha, Jundiá, Limpa-vidro, Tambota, Dourado.

Aves que lá habitam

Gavião carijó, Caracará, Pica-pau do campo, Socó boi, Tico tico, Tesourinha, Suiriri, Bem-te-vi, Andorinha doméstica grande, Quero-quero, Martim pescador verde, Martim pescador grande, Biguá, Rolinha, João de barro, Corruíra, Besourinho-verde, Sabiá-laranjeira, Anu-branco Coruja-do-campo, Maçarico-preto, João-grande, Martim pequeno, Galinhola, Garça branca, Urubu de cabeça vermelha, Urubu de cabeça amarela, Gavião carrapateiro, Tucano, Papagaio, Garça, Coruja.

Animais mais comuns

Jacaré, Cágado, Ratão do banhado, Tatu, Quati, Onça, Tamanduá, Cobra, Tartaruga, Anta, Macaco, Baiano e Vini

Insetos mais comuns

Cascudo, Efêmera, Libélula, Mosquito.6767666t65e5

Mata ciliar

Ingá, Salgueiro, Sarandi, Açoita-cavalo, Corticeiros, Chapéus-de-couro, Bromélias, Orquídeas, Trepadeiras, Unha de gato, Chá-de-bugre, Paudarco, Cipós, Gramíneas, Ervas arbustivas.

Como o rio está sendo poluído

Através de esgotos orgânicos e químicos devido a ação humana, especialmente nos grandes centros urbanos, que despejam diariamente grandes quantidades de resíduos domésticos e industriais nas suas águas.

Algumas curiosidades

Os animais em extinção que habitam o rio dos sinos são: Lontra, jacaré-do-papo-amarelo, cisne do pescoço preto e o colhecuira.

O local de maior nível de poluição é em São Leopoldo no arroio João Correia, o qual foi canalizado na decada de 80, sendo hoje utilizado como uma forma de escoamento para esgoto urbano residencial.

Crime ambiental

No início de outubro de 2006, ocorreu no rio dos Sinos um crime ambiental de grandes proporções para o ecossistema, que causou a morte de no mínimo um milhão de peixes, em plena época de desova e reprodução. Este crime foi considerado pelos ecologistas como a maior tragédia ambiental dos últimos 40 anos no Rio Grande do Sul.

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.