Some Time in New York City

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Some Time In New York City)
Some Time in New York City
Some Time in New York City
Álbum de estúdio de John Lennon e Yoko Ono
Lançamento 12 de junho de 1972 (1972-06-12)
Gênero(s) Rock
Gravadora(s) Apple/EMI
Produção John Lennon, Yoko Ono e Phil Spector
Singles de Some Time in New York City
  1. "Woman Is the Nigger Of The World"
    Lançamento: 24 de abril de 1972
Cronologia de John Lennon e Yoko Ono
Wedding Album
(1969)
Double Fantasy
(1980)
Cronologia de John Lennon
Imagine
(1971)
Mind Games
(1973)

Some Time in New York City é o quarto álbum de estúdio (com material ao vivo) de John Lennon e Yoko Ono, sendo também o terceiro trabalho de Lennon após sua saída dos Beatles.[1][2]

Em setembro de 1971, John e Yoko mudaram-se de Londres para Nova York, foram morar no bairro boêmio de Greenwich Vilagge. Logo foram procurados por ativistas políticos como Jerry Rubin e Abbie Hoffman e começaram a discursar a favor de John Sinclair (poeta preso por porte de maconha), contra rebelião de Attica (onde 39 pessoas foram mortas) e contra a prisão de Angela Davis (do partido comunista americano).

Em janeiro de 1971, a mando do presidente americano Richard Nixon, o FBI abriu um inquérito para investigar a vida de John Lennon com a intenção de achar meios para deportar John dos Estados Unidos.

As gravações do álbum começaram em junho de 1972, o casal Lennon chamou o produtor Phil Spector para ajudá-los. Foram adicionadas ao álbum músicas que John e Yoko gravaram ao vivo. "Cold Turkey" e "Don't Worry Kyoko (Mummy's Only Looking for a Hand in the Snow)" foram gravadas no Lyceum Ballroom em London em 15 de dezembro de 1969, de um show ao vivo para a UNICEF com Eric Clapton, George Harrison e Keith Moon, entre outros. Porém as músicas gravadas junto a Frank Zappa and The Mothers of Invention em Fillmore East em junho de 1971 adiconadas no LP foram deixadas de lado na reedição em cd.

O álbum é o mais politizado de John. A música de abertura é "Woman Is the Nigger of the World", tinha intenção de negar ao sexismo. Mas trouxe uma certa polêmica e foi banida em alguns lugares pelo uso da palavra nigger (negro em português), embora a palavra não tenha um sentido de se referir aos negros afro-americanos.

A música "John Sinclair" era um apelo a liberação do poeta John Sinclair após ser condenado a dez anos de prisão por ter dado dois cigarros de maconha a dois oficiais da polícia. "Sunday Bloody Sunday" e "The Luck of the Irish" eram referentes a Irlanda do Norte. No dia 30 de janeiro de 1972, a polícia matou catorze pessoas que participavam de uma passeata católica contra o governo da Irlanda do Norte, o fato ficou conhecido como "Domingo Sangrento". Anos mais tarde o grupo U2 faria também uma música com mesmo nome em referência ao fato.

"Angela" em referência a Angela Davis, afro-americana, comunista que fez parte do Partidos dos Panteras Negras, que foi acusada e condenada por participar do sequestro e assassinato do juiz Harold Haley.

As músicas de Yoko também traziam temas diversos. "Sisters O Sisters" com tema feminista, "Born in a Prison" tratava da falta de um sistema educacional, "We're All Water" para celebrar a cultura. Na verdade, este álbum é visto como o início da autoria de músicas por parte de Yoko Ono.

Pouco tempo após o lançamento do álbum, John e Yoko fizeram dois shows na cidade de Nova York no Madison Square Garden, o que posteriormente seria lançado em álbum chamado Live in New York City.

Em 2005, o álbum foi remixado e relançado sem as faixas gravadas junto a Frank Zappa e com a adição de "Happy Xmas (War Is Over)" e "Listen the Snow Is Falling". Ambas as músicas haviam saído em compacto (lado A e B respectivamente) em 1971.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Disco 1[editar | editar código-fonte]

Lado A
  1. "Woman Is the Nigger Of The World" (John Lennon/Yoko Ono) – 5:15
  2. "Sisters O Sisters" (Yoko Ono) – 3:46
  3. "Attica State" (John Lennon/Yoko Ono) – 2:54
  4. "Born In A Prison" (Yoko Ono) – 4:03
  5. "New York City" (John Lennon) – 4:30
Lado B
  1. "Sunday Bloody Sunday" (John Lennon/Yoko Ono) – 5:00
  2. "The Luck Of The Irish" (John Lennon/Yoko Ono) – 2:56
  3. "John Sinclair" (John Lennon) – 3:28
  4. "Angela" (John Lennon/Yoko Ono) – 4:06
  5. "We're All Water" (Yoko Ono) – 7:11

Disco 2[editar | editar código-fonte]

Lado C
  1. "Cold Turkey" (John Lennon) – 8:35
  2. "Don't Worry Kyoko" (Yoko Ono) – 16:01
Lado D
  1. "Well (Baby Please Don't Go)" (Walter Ward) – 4:41
  2. "Listen The Snow Is Falling" (faixa bônus)
  3. "Happy Xmas (War Is Over)" (faixa bônus)

Referências

  1. «Some Time in New York City - John Lennon/Yoko Ono». Allmusic. Consultado em 15 de dezembro de 2014 
  2. «John Lennon: Album Guide | Rolling Stone Music». Rollingstone.com. Consultado em 16 de agosto de 2014