Southwest Airlines

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Southwest Airlines
IATA WN
ICAO SWA
Indicativo de chamada SOUTHWEST
Fundada em 1971
Principais centros
de operações
Aeroporto Internacional McCarran
Aerporto Sky Harbor
Aeroporto Internacional Midway
Aeroporto Internacional Baltimore-Washington
Aeroporto Internacional William P. Hobby
Outros centros
de operações
Aeroporto Internacional de Oakland
Aeroporto Internacional de Los Angeles
Aeroporto de Love Field
Aeroporto Internacional de San Diego
Aeroporto Internacional de Nashville
Programa de milhagem RapidRewards
Serviço VIP N/A
Aliança comercial N/A
Frota Boeing 737
Destinos 64
Companhia
administradora
Southwest Airlines Corp.
Sede Dallas, Texas,  Estados Unidos
Pessoas importantes Gary C. Kelly (CEO)
Sítio oficial www.southwest.com


A Southwest Airlines Company (NYSE: LUV), é conhecida como sendo a criadora do modelo de negócio, que tem vindo a revolucionar os mercados de transporte aéreo nas últimas três décadas e que veio a ficar conhecido como modelo Low Cost. Esta companhia, criada em 1967 e situada em Dallas no Texas, foi de facto uma das pioneiras desta forma de negócio, tendo sido inaugurada nos Estados Unidos no ano de 1971, a primeira companhia aérea low cost no mundo. Começou por voar para três destinos dentro do seu próprio estado, usando aeroportos secundários escapando à apertada regulamentação aérea que abrangia as companhias inter-estatais. A Southwest Airlines baseava-se na simplicidade do serviço, sem distinção de classes e em praticar os preços mais baixos do mercado. Esta companhia deu origem à expressão “efeito Southwest” em que consiste na descida generalizada dos preços devido à entrada das low cost e das suas políticas agressivas de preços, resultando na redução destes e no aumento da procura. Em conjunto com a Pacific Southwest da Califórnia, foi apontada como um dos exemplos de sucesso que ajudou a convencer o congresso norte-americano a aprovar, em Fevereiro de 1978, o Airline Deregulation Act, promulgado pelo Presidente Jimmy Carter em Outubro do mesmo ano.

A Southwest em três décadas transformou-se de uma pequena empresa regional, para o maior colosso da indústria de transporte aéreo norte-americana. A expansão desta empresa nos EUA tem sido verdadeiramente notável, enfrentando gigantes como a American Airlines, a Delta e a United, podendo hoje assumir-se como a líder incontestável do extremamente competitivo mercado doméstico norte-americano. É classificada como uma grande operadora e transporta mais passageiros domésticos do que qualquer outra companhia aérea dos EUA desde o dia 05 de junho de 2011. Exceto por alguns anos durante a década de 1970-80, quando operou os Boeing 727, a Southwest tem unicamente operado o Boeing 737. Em agosto de 2012, Southwest tornou-se a maior operadora de todo o mundo, a utilizar o Boeing 737 -500, cada um voando uma média de seis voos por dia. Em maio de 2011 adquiriu a companhia aérea baseada em Orlando , Flórida a AirTran Airways . A fusão deve concluir-se em 2014. Em 1 de março de 2012, a empresa foi emitido um certificado de operação única, de forma que, tecnicamente, a Southwest e a AirTran tornaram-se uma só companhia aérea. [7] A Southwest possuia, em agosto de 2012, mais de 46.000 funcionários, operando mais de 3.400 voos por dia. A partir de janeiro de 2013, a Southwest Airlines tem agendado o serviço para 78 destinos em 39 estados americanos.

Em setembro de 2014, a Southwest Airlines adotou um novo logotipo, uma renovação do logotipo anterior que brevemente será colocado em todos os aviões da frota.

Frota[editar | editar código-fonte]

Boeing 737-800 da Southwest Airlines.
Avião Quantidade Encomendas
Boeing 737 MAX 8 66 0
Boeing 737-300 12 0
Boeing 737-700 506 10
Boeing 737-800 178 14
TOTAL 762 24

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.