Virgin America

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Virgin America
IATA VX
ICAO VRD
Indicativo de chamada REDWOOD
Fundada em 2004
Principais centros
de operações
Aeroporto Internacional de São Francisco
Programa de milhagem eleVAte
Frota 21
Destinos 7
Companhia
administradora
Virgin Group
Sede Burlingame, California
Pessoas importantes C. David Cush
Donald J. Carty
Sítio oficial www.virginamerica.com

A Virgin America (NASDAQ: VA) é uma empresa aérea norte-americana com conceito low-cost (Baixo - custo) que começou suas operações em 8 de agosto de 2007. A companhia visa prestar serviços de baixo custo de alta qualidade para "rotas-longas ponto-a-ponto entre cidades da costa leste e oeste". O Aeroporto Internacional de São Francisco, é o principal hub da empresa. O programa de milhagem da Virgin America é conhecido como eleVAte e, por enquanto ainda não foi oficialmente lançado.

A criação desta companhia é um projecto da Virgin Group, detido por Richard Branson que controla já as companhias Virgin Atlantic Airways e Virgin Blue. Como a lei americana limita o capital estrangeiro a 49%, e o controlo estrangeiro à 25% para uma companhia de vôos domésticos, a Virgin America deve levantar fundos importantes de investidores americanos antes de poder começar qualquer operação. A Virgin America, atualmente é presidida C. David Cuch.

Destinos[editar | editar código-fonte]

No momento, a companhia atende a sete aeroportos norte-americanos: Aeroporto Internacional de Los Angeles, Aeroporto Internacional de San Diego, Aeroporto Internacional de São Francisco, Aeroporto Internacional de Las Vegas, Aeroporto Internacional de Nova York JFK, Aeroporto Internacional Washington Dulles e o Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma. Até o final de 2008, a companhia pretende ter 10 destinos, e 30 destinos em 2012.

Frota[editar | editar código-fonte]

A Virgin America possui, como numerosas companhias low-cost, uma frota composta de aviões de um único fabricante, por razões de custos. A companhia levou a sua escolha sobre a Airbus, e fez uma encomenda de 8 Airbus A319 (4 foram entregues) e 11 Airbus A320 (7 foram entregues, ela aluga igualmente 6 aparelhos deste tipo). Os dois aparelhos possuem 8 lugares na classe executiva, os A319 compreende igualmente 110 lugares em classe econômica, e 141 para o A320. Futuramente, a companhia devera possuir uma frota de 34 aparelhos A319 e A320, sendo 15 alugados. Em fevereiro de 2008, a companhia possuía:

Frota Virgin America
Aeronave Total Passengeiros
(Executiva/Econômica)
Notas
Airbus A319 8
(9 pedidos)
122 (8/114) 2 ex-Skybus Airlines
Airbus A320 17
(3 pedidos)
149 (8/141) 2 ex-TAM
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.