Strade Nuove

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde fevereiro de 2012). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pix.gif Le Strade Nuove e o sistema dos Palazzi dei Rolli *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Noack, Alfred (1833-1895) - n. 3026 - Genova Via Nuova.jpg
A Via Nuova (actual Via Garibaldi) fotografada no século XIX por Alfred Noack
País Itália
Critérios (ii) (iv)
Referência en fr es
Histórico de inscrição
Inscrição 2006  (30.ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

As Strade Nuove são um conjunto de ruas - Via Garibaldi, Via Cairoli e Via Balbi - do centro histórico de Génova, onde se encontra o sistema de palácios conhecido como Rolli di Genova.

A Via Garibaldi é uma das maiores ruas do centro histórico de Génova sob o ponto de vista arquitectónico pelo impacto dos seus palácios, alguns dos quais são devidos ao arquitecto Galeazzo Alessi. A rua tem um ano preciso de nascimento: 1550. Originalmente Strada Maggiore, depois Strada Nuova, até ao século XIX era conhecida com o nome de Via Aurea. Em 1882 fi, por fim, dedicada a Giuseppe Garibaldi. É uma rua rectilínea com 250 metros de comprimento e 7,5 de largura, tendo nascido como rua de representação.

Estas ruas estão classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO desde 2006, incluidas no sítio Génova: Le Strade Nuove e o sistema dos Palazzi dei Rolli[1].

Referências

  1. «Genoa: Le Strade Nuove and the system of the Palazzi dei Rolli». whc.unesco.org , em inglês,acessado em 27 de fevereiro de 2012