Team Ico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Team ICO
Tipo Divisão de SCE Japan Studio
Indústria Jogos eletrônicos
Fundação 1997
Sede Japão
Proprietário(s) SCE Worldwide Studios
Pessoas-chave Fumito Ueda
Produtos Ico

Shadow of the Colossus

The Last Guardian

Parentesco SCE Japan Studio

Team Ico (estilizado como Team ICO) é uma equipe japonesa de desenvolvimento de jogos, liderada pelo designer Fumito Ueda. Trabalhando sob a Sony Computer Entertainment Japan Studio, no Departamento #1 de Desenvolvimento de Produto, a equipe já desenvolveu os jogos Ico e Shadow of the Colossus, ambos para o PlayStation 2. A equipe foi montada principalmente de pessoas de fora dos jogos da indústria em uma tentativa de diversificar o portifólio da Sony. Seus jogos são caracterizados por terem pouquíssimos, porém memoráveis e cativantes personagens, narrativas minimalistas, uso atmosférico de iluminação bloom e HDR, cuidado atencioso com a trilha sonora e a utilização de sons em geral, idiomas fictícios, um estilo de arte diferenciado, e uma forte animação. Seus jogos são frequentemente citados como exemplos de arte nos videogames.[1][2]

Projetos atuais[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2007, a Team ICO tomou uma página inteira de anúncio na revista japonesa sobre videogames, Famitsu. O anúncio apresentava alguns conceitos em rascunhos numas anotações, sugerindo que o novo jogo da equipe estaria então, nas fases iniciais do projeto.

Em janeiro de 2008, a Sony atualizou sua seção de carreiras com a primeira captura de tela do terceiro jogo da Team ICO, direcionado para o PlayStation 3. Os cargos estavam disponíveis para planejadores, animadores, artistas e designers de efeito.

Em maio de 2009, Fumito Ueda, o designer líder de Ico e Shadow of the Colossus, disse que o novo jogo, "pode ser algo parecido com o que tem sido feito... A essência do jogo é mais próxima à Ico."[3]

Um vídeo lançado semanas antes da E3 2009 mostrava cenas iniciais do jogo com o seu então título, Project Trico. O vídeo mostrava um jovem garoto amigavelmente acompanhado de uma criatura parecida com um grifo, que aparece para combinar a funcionalidade de Yorda de Ico, com a de Agro e os colossos de Shadow of the Colossus, atuando tanto como um companheiro, quanto como um meio de transporte que pode ser escalado livremente.[4] Na E3 2009 foi revelado o título de lançamento do projeto como The Last Guardian.[5] A Sony havia dito que o jogo teria seu lançamento no outono (hemisfério norte) de 2011.[6] Devido à problemas técnicos, o jogo foi sofrendo mais adiamentos, embora tenha sido grandemente considerado para ser lançado em 2012. Depois dos dois primeiros jogos de God of War terem sidos portados para o PlayStation 3, Ueda mencionou em uma entrevista na Tokyo Game Show o interesse em fazer o mesmo com ambos, Ico e Shadow of the Colossus.[7] The Ico & Shadow of the Colossus Collection foi confirmada na Tokyo Game Show de 2010, e foi lançada mundialmente em setembro de 2011.

O estúdio genDESIGN deu continuidade ao desenvolvimento de The Last Guardian e, em 15 de junho de 2015, durante a conferência da Sony na E3, o jogo foi reapresentado. Dessa vez foi exibido um trailer demonstrando aspectos de sua jogabilidade. Ao final do trailer, foi revelado que o lançamento seria em 2016 para o PlayStation 4.[8]

Depois desse re-anúncio , todos tinham especulações se veriam alguma informação do jogo novamente.

Um ano depois na E3 2016, novamente na conferência da Sony, The Last Guardian retornou com um trailer e finalmente com uma data de lançamento, dia 25 de outubro de 2016, exclusivo para o Playstation 4.

A série Ico usa um pseudo-idioma como aqueles apresentados em Another World e na série Panzer Dragoon.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Título do jogo Lançamento Inicial Plataforma
Ico 24 de setembro de 2001 PlayStation 2
Shadow of the Colossus 18 de outubro de 2005 PlayStation 2
The Ico & Shadow of the Colossus Collection 22 de setembro de 2011 PlayStation 3
The Last Guardian 6 de dezembro de 2016 PlayStation 4

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre empresa e/ou corporação de jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.