Tenente-governador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um tenente-governador é um alto oficial do Estado, cuja função e posição variam de acordo com a jurisdição, mas é muitas vezes o delegado ou tenente ou um representante local,nos países que adotam o sistema federalista correspondendo aos estados ou províncias que estão abaixo do Governador-Geral — um "segundo em comando". Em muitos Estados-membros da Comunidade das Nações, um Tenente-Governador é o representante do Monarca e atua como o Chefe do Executivo Regional do Reino, embora, por convenção, o Tenente-Governador delegue o poder executivo real para o premier de uma Província. O sistema político holandês também inclui os Tenente-governadores, que atuam como representantes dos TTerritórios Ultramarinos. Na Índia, os Tenente-governadores estão encarregados de divisões administrativas especiais naquele país.

Nos Estados Unidos, Tenente-governadores são geralmente segundo no comando de um governador de estado e o poder real realizado pelo Tenente-governador varia enormemente de estado para estado.

Tenente-Governador no Reino dos Países Baixos[editar | editar código-fonte]

Tenente-governadores (em holandês: gezaghebber) da antiga Antilhas Holandesas atuavam como Chefe do Conselho Diretivo dos territórios insulares. Eles formaram um nível descentralizado de governo até a dissolução das Antilhas Neerlandesas, em 2010. Atualmente, a Holanda tem um Tenente-governador para supervisionar cada um dos três municípios especiais da Holanda Caribenha — Bonaire, Saba e Santo Eustáquio — onde sua função é semelhante a um prefeito na Holanda Europeia.

Tenente-governador no antigo Império Britânico[editar | editar código-fonte]

Tenentes governadores do Reino dos Países Baixos[editar | editar código-fonte]

Tenente governadores (em neerlandês: gezaghebber) do antigo país constituinte holandês de Antilhas atuou como chefe do Conselho Directivo dos territórios da ilha, que formou um nível de descentralizados governo até a dissolução das Antilhas em 2010. Holanda tem atualmente um vice-governador supervisionar cada um dos três special em Caraíbas Países BaixosSaba, Bonaire e Sint Eustatius — onde sua função é semelhante a um prefeito na Holanda Europeu.